A luta contra a balança

A luta contra a balança

Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2008 e 2009, revelou que 90% dos brasileiros fazem uma dieta inadequada com pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Na maioria dos casos as pessoas exageram nas bebidas com adição de açúcar, como sucos e refrigerantes, ingerindo o dobro da quantidade recomendada para os adultos, segundo o Ministério da Saúde. Sem contar no consumo de biscoitos, linguiças, sanduíches, salgados etc.

Para perder os excessos, muitas pessoas acabam fazendo dietas restritivas ou até mesmo o uso de medicamentos que prometem emagrecer, o que pode ser um risco para a saúde.

“As dietas da moda ou radicais podem até diminuir o metabolismo e reduzir o peso, mas também podem aumentar o estresse e o hormônio cortisol, que provoca estoques de gordura e compulsão alimentar”, afirma o nutrólogo André Veinert.

Não há fórmula mágica para emagrecer. O ideal é procurar um médico para que ele avalie as suas condições de saúde e elabore um plano de emagrecimento saudável. “Não tem uma dieta padrão para perder peso. O emagrecimento deve acontecer de forma lenta e gradual com uma reeducação alimentar. O paciente irá aprender a comer novamente”, destaca o nutrólogo. 

DICAS PARA EMAGRECER
Se você quer emagrecer de forma saudável, siga as dez dicas listadas pelo nutrólogo.

  • Alimentação equilibrada: manter uma alimentação balanceada e variada pode auxiliar na perda de peso. Procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados; as carnes também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras;
  • Mastigue bem os alimentos: esse é um dos fatores importantes para o emagrecimento. Mastigá-los contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia;
  • Alimente-se a cada três horas: manter esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa. Organizar os seus horários e comer de três em três horas mantém o metabolismo ativo;
  • Fontes de vitaminas: consumir vitaminas faz muito bem ao organismo, por isso, consuma diariamente alimentos ricos em vitaminas como frutas, minerais e fibras, que podem ser encontrados em verduras e legumes;
  • Inclua no seu cardápio quinua, banana, damasco, açaí e amaranto: esses cereais são fontes de triptofano, que estimula a produção de serotonina – neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar;
  • Beba bastante líquido: o consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar;
  • Confie em você: é preciso ter determinação quando se adota um plano de emagrecimento para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc.
  • Lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos certos que você deve consumir, para alcançar o peso desejado.

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