Aeróbica ‘renasce’ nas academias

Aeróbica ‘renasce’ nas academias

Desde quando implantada no Brasil, na década de 1980, a ginástica vem conquistando cada vez mais adeptos que buscam um corpo em forma através de uma atividade dinâmica e ritmada, com alto gasto calórico. Considerada o carro chefe do fitness, a ginástica aeróbica impressiona, pois é necessário apenas o professor e uma música agitada para atingir resultado.

O segredo do sucesso da atividade aeróbica está em suas três características principais: motivação, eficiência e acesso a todos os tipos de alunos e condicionamentos. Segundo Sérgio Ribeiro, sócio da Body Systems Latin America, participar de uma aula de ginástica pode ser mais divertido do que andar ou correr na esteira.

“Além de descontraídas, as aulas também podem ser mais eficientes, pois o gasto calórico que se consegue em 55 minutos de atividade aeróbica é muito superior ao gasto calórico que se consegue na esteira, bicicleta ergométrica ou elípticos”, afirma.

DIVERSÃO
Nada contra os equipamentos, eles são muito bons para diversos objetivos, aliás não faltam adeptos da musculação, porém no quesito diversão e gasto calórico, os programas ainda estão entre as atividades preferidas.

E para quem pensa que o público feminino é exclusividade dessa modalidade se engana. Os homens já perceberam que os programas de ginástica dão resultados tão bons quanto a musculação e que não é uma atividade de mulher. Pelo contrário, algumas vezes é preciso ser bem “macho” para treinar no ritmo dos professores. Segundo Sérgio, a ginástica aeróbica pode ser dividida em categorias: aeróbicos, resistidos e flexibilidade postural.

INTENSIDADE
São movimentos ou exercícios de baixa, média e alta intensidade, sendo executados por um período mínimo de 40 minutos. Dentre vários benefícios, algumas das funções é melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, melhorar a circulação sanguínea e também apresenta queima de gordura durante o exercício.

RESISTIDOS
São exercícios executados de forma repetida, normalmente trabalhando um grupo muscular por vez, utilizando-se anilhas, barras, elásticos ou outros equipamentos que ofereçam resistência ou intensidade ao exercício. Os benefícios principais é aumento do tônus muscular (firmeza do músculo), com isso ajuda na definição muscular e também apresenta alto gasto calórico após o exercício.

FLEXIBILIDADE
São exercícios que auxiliam na saúde das articulações, pois atuam diretamente na estrutura dos tendões, músculos, ligamentos e ossos. Assim outros tipos de exercícios físicos, seus principais benefícios são ajudar no condicionamento postural, ajuda a reduzir a tensão ou stress, com o aumento da flexibilidade, os músculos se tornam mais maleáveis, o que favorece a execução de movimentos simples, como por exemplo, alcançar uma prateleira mais alta ou subir em uma moto.

Fato é que a ginástica aeróbica é uma atividade física completa, pois ajuda a emagrecer, perder calorias, tonificar o corpo e até mesmo ajuda a aliviar o stress. “Experimente um aula de ginástica e faça dela sua aliada para conquistar um corpo esculpido de forma divertida”, conclui Sérgio.

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