Atividade física e refeição balanceada devem ser especificas

Atividade física e refeição balanceada devem ser especificas

Segundo o cardiologista, Manoel Carlos Beldi Castanho, ter uma vida saudável ajuda não só a ter o corpo desejado pela maioria dos homens e mulheres, como também é capaz de proporcionar uma sensação de leveza e bem-estar. Praticar exercícios físicos regularmente e consumir refeições balanceadas também ajudam a prevenir inúmeras doenças, como: hipertensão, dislipidemia, acidentes vasculares cerebrais etc.

Entretanto, além de prevenir, a alimentação e o hábito de fazer exercícios também são fundamentais para tratar diversos tipos de doenças, por isso, conhecer o que acontece com o seu corpo é fundamental. O especialista relata que para que um paciente saiba quais são os alimentos mais indicados para ele consumir e qual é o exercício físico que dará mais efeito para a sua saúde, é necessário fazer exames clínicos rotineiros para averiguar se há algum problema sério e procurar tratá-lo da melhor maneira possível.

RESULTADO DESEJADO
Castanho diz que uma pessoa com osteoporose, por exemplo, deve introduzir alimentos que contem cálcio, como leites, queijos brancos, iogurtes, requeijão, ou seja, todos os derivados do leite. É necessário também dar preferência para exercícios capazes de fortalecer os ossos e a circulação, como por exemplo, a musculação. Aliando a alimentação aos exercícios físicos adequados o paciente alcançará o resultado desejado e estará cuidando da sua saúde.

ATIVIDADE FÍSICA
Além disso, a quantidade e o tempo dedicado aos exercícios assim como o tipo de alimentação deverão ser definido por profissionais, após conhecer a realidade de cada pessoa.

Para uma pessoa saudável o indicado é exercitar-se durante pelo menos 1 hora durante 5 dias da semana, intercalando exercícios de força (musculação) e exercícios aeróbios, monitorando sempre a frequência cardíaca mínima na qual deve ser atingida durante os exercícios e a frequência cardíaca máxima que não deve ser ultrapassada.

Para o cardiologista, para uma refeição ser considerada saudável é necessário que consista em um prato composto por proteínas, carboidratos e (muita) salada. Alguns nutrientes que também não podem faltar na sua dieta são: cálcio, ferro, potássio, fibras, vitaminas A, C e E.

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