Câimbras e estiramentos

Câimbras e estiramentos

Acordar no meio da madrugada com aquela forte contração muscular, dolorida, na panturrilha, que dificulta até colocar o pé no chão: este é o sintoma da “famosa” câimbra, que não necessariamente acontece na perna, mas pode atingir qualquer músculo do corpo. A diminuição de cálcio, potássio e magnésio em nosso organismo é um fator que pode desencadear a câimbra, pois gera degradação de proteínas responsáveis pela contração muscular. Outro fator é a falta de alongamento. Um músculo sem alongamento é tenso, “endurecido”, e não tem capacidade ou força suficiente para movimentar-se corretamente, assim, ocorre uma contração involuntária e dolorosa, que é a câimbra.

Existem pessoas que apresentam este tipo de dor constantemente, o que necessita de tratamento diferenciado. Já o estiramento muscular é uma lesão tecidual, isto é, um rompimento de algumas fibras do músculo. Ele acontece geralmente quando é realizado um alongamento além dos limites normais do movimento, ou um movimento brusco, com força e mau posicionamento da articulação. Esta lesão também surge em um músculo que não estava “preparado” para tal ação, estando enfraquecido e encurtado.

Quando se rompem poucas fibras, ocorre dor somente ao movimento forçado e um pequeno hematoma, contudo, em estiramentos graves, ocorre hemorragia e hematoma em uma área maior, rompem-se mais fibras e a dor pode ocorrer ao simples toque.
O tratamento é planejado dependendo do grau da patologia, tanto na câimbra como no estiramento, contudo, o alongamento muscular é uma técnica muito eficaz. Alongamento realizado no tempo e na posição correta promove relaxamento das células musculares, permite a dilatação dos vasos, trazendo melhora na circulação sanguínea, e a oxigenação do sangue, e assim, deixa o sistema muscular preparado para levantar peso, dar impulsos, movimentar-se com mais agilidade e leveza. Sendo assim, o alongamento não só previne câimbras e estiramentos, como também é um tratamento para muitas lesões musculares.

Serviço: Dra. Simone Paganini Fasolo – Crefito 3/24997-F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones:  3628-2125 / 3628-2129

Deixe um comentário

*