Consumo de fibras é indicado no controle do diabetes

Consumo de fibras é indicado no controle do diabetes

Causada pela desordem endócrino-metabólica, resultante de defeitos na ação da insulina no organismo, a diabetes atinge cerca de 10% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Existem três tipos de diabetes, a tipo 1 onde a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune; a diabetes tipo 2, que ocorre geralmente em pessoas obesas onde a ação da insulina é dificultada pelo sobrepeso; e a diabetes gestacional, onde a presença de glicose fica elevada no sangue durante a gravidez.

PREVENÇÃO
Segundo a nutricionista Alline Cristina Schüncke, a alimentação e a prática de exercícios tem papel fundamental na prevenção e controle da diabetes. “O principal objetivo do tratamento alimentar em pacientes com diabetes é fazer com que não ocorram picos de glicemia. Para tanto, é indicado a realização de pequenas refeições durante o dia e a inclusão de fibras no cardápio”, explica Alline.

De acordo com a profissional, as fibras são responsáveis por diminuir a absorção de alguns açúcares e retardam o esvaziamento gástrico, fazendo com que a glicose seja liberada mais vagarosamente e auxiliando, assim, no controle da hiperglicemia e diabetes. “O indicado para um adulto é ingerir de 25g a 30g de fibras diárias”, recomenda a nutricionista.

AMIGA DAS DIETAS
Para quem busca emagrecer, as fibras são uma das grandes aliadas para a perda de peso e o bom funcionamento do organismo. O produto facilita a digestão, melhora o trânsito intestinal e ajuda no controle do apetite. Tudo isso porque as fibras formam um gel no estômago, o que causa a saciedade.

Deixe um comentário

*