Corredor São Mateus ganha dez ônibus elétricos

Corredor São Mateus ganha dez ônibus elétricos

O governador Geraldo Alckmin entregou, na última quarta-feira, dia 5, dez novos ônibus elétricos articulados para o Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara). Cerca de 300 mil usuários serão beneficiados diariamente com os novos veículos, que estão distribuídos em 12 linhas que percorrem os municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo, Santo André e Mauá. Os ônibus representaram um investimento de R$ 15 milhões da concessionária Metra e chegam para modernizar a frota de 250 veículos que circula pelo corredor.

“São ônibus de grande capacidade, com 18 metros de comprimento, acessibilidade para pessoas com deficiência, piso rebaixado, sistema de ajoelhamento pneumático, ar-condicionado, wi-fi e tomada USB para recarga de celulares”. O Corredor ABD, com 33km de extensão, é administrado pela concessionária Metra e gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

Alckmin também ressaltou os benefícios desse sistema de transporte para o meio ambiente. “Por serem ônibus elétricos, são ônibus verdes, que não poluem e evitam lançar na atmosfera poluentes de combustível fóssil, como o diesel.”

Foto interna do novo ônibus que chega para ser inserido na frota de 250 veículos

Foto interna do novo ônibus que chega para ser inserido na frota de 250 veículos

O Corredor ABD possui nove terminais metropolitanos: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara. O sistema integra-se em diversos pontos com outros modais de transporte público, como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô.

Os terminais possuem infraestrutura necessária para facilitar a movimentação de pessoas com deficiência: rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Estão equipados com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos-mudos e banheiros adaptados.

Deixe um comentário

*