Cuidados com os alimentos que parecem ser saudáveis

Cuidados com os alimentos que parecem ser saudáveis

Evitar o consumo de refrigerante e optar por um suco de caixinha é uma das medidas tomadas por quem busca um corpo perfeito e, obviamente, deseja manter o controle do peso. Mas diferente do que parece, nem todos os alimentos que aparentemente são menos calóricos e mais saudáveis, de fato, são.

Muitos produtos são verdadeiras armadilhas para a silhueta e para a saúde, podendo causar um efeito contrário do prometido. Os famosos sucos de caixinha, por exemplo, contêm excesso de açúcares, corantes e aromatizantes para conservar o produto, mas tais substâncias podem desencadear reações alérgicas em pessoas com asma brônquica.

“Mesmo os sucos em caixinha que são light, podem prejudicar o fluxo intestinal por causa da presença elevada de corantes. E, devido ao processo de industrialização da bebida, muitos minerais, fibras e vitaminas presentes na composição da fruta são desperdiçados. Sendo assim, a função nutritiva do suco já não é mais a mesma”, explica a nutricionista Ana Huggler.

SUCO FRESCO
A nutricionista explica que o suco fresco feito diretamente da fruta é sempre a melhor opção. Porém, precisa ser consumido o quanto antes para que suas vitaminas não sejam desperdiçadas. “Após o preparo, deve ser ingerido no período de 30 ou 60 minutos, já que a vitamina C presente nas frutas se perde com facilidade”, descreve a Dra. Ana, alertando ainda que o consumo precisa ser moderado, pois algumas frutas possuem alto valor calórico.

OUTROS EXEMPLOS
Além do suco de caixinha, a nutricionista lista outros três exemplos. Confira a seguir:

Barra de cereal: indicadas para os lanches nos intervalos entre as grandes refeições por causa do baixo índice calórico e teor de gordura, é preciso ficar atento às especificações nos rótulos de algumas marcas, pois pode haver excesso de açúcares, sódio e gorduras saturadas. Assim como os produtos industrializados, em sua composição possuem muitos conservantes que, quando ingeridos em excesso, prejudicam a funcionalidade do organismo.

Bebidas esportivas: essas bebidas são indicadas para quem costuma praticar atividade física intensa, porque possuem grandes quantidades de potássio e sódio e funcionam como repositores de eletrólitos. Não são recomendadas para pessoas que estão acima do peso ou que praticam atividades moderadas, pois podem contribuir para a elevação do peso.

Pães multigrãos: embora o nome dê a entender que são ricos em fibras e nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, nem sempre trazem o benefício nutricional promovido por um grão integral, pois muitos são preparados com grãos refinados.

“Para obter o controle do peso a indicação é comer de três em três horas e escolher uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes aliada à prática de atividades físicas com regularidade”, afirma a nutricionista.

Deixe um comentário

*