Dor e má postura

Dor e má postura

A dor na coluna pode ser provocada por permanecermos horas em frente à televisão ou ao computador. A inércia ou falta de movimento acarreta a má postura e, com isso, os músculos deixam de trabalhar corretamente. Surge, então, a dor. O bom funcionamento geral do nosso corpo depende de nossa postura. A má postura compromete a força muscular, devido aos encurtamentos musculares ocorridos e também, compromete a saúde.

Essas alterações levam a fadiga muscular, rigidez das articulações e dores, contudo, podem ser evitadas ou remediadas quando diagnosticadas precocemente. A reeducação postural global (RPG) foi criada particularmente para solucionar os problemas de deformações morfológicas (alterações da estrutura de nosso corpo) da coluna e do conjunto do corpo. A técnica de RPG busca corrigir a musculatura, ou seja, dar um fim no que pode causar problemas.

Quando sofremos uma agressão, esta é automaticamente compensada por mecanismos destinados a eliminar a dor. Um exemplo disso é quando “mancamos” ao sofrer uma torção no tornozelo ou paramos de movimentar um ombro que está dolorido. Com o passar do tempo essas compensações geram problemas. Os músculos ficam fadigados (cansados), há deformações e dores secundárias. A técnica de RPG, usada por fisioterapeutas, tem por finalidade corrigir essas alterações do sistema músculo-esquelético e tem como princípio tratar o indivíduo e não a doença.

O tratamento é individualizado, elaborado a partir de uma avaliação minuciosa. Relatamos aqui algumas indicações: dores lombares, dorsais, cervicais, desvios de coluna, hérnias de disco, além de proteção contra os processos degenerativos articulares (artrose) e, nas crianças e jovens previne a má postura. Procure um especialista para maiores esclarecimentos.

Serviço: Dra. Simone Paganini Fasolo – Crefito 3/24997-F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*