Exercícios físicos: benefícios para a saúde

Exercícios físicos: benefícios para a saúde

A maioria das pessoas quando pensa em exercícios físicos e na frequência em uma academia para treinar é porque estão querendo emagrecer, porém a prática de atividades esportivas vai muito além da perda de peso. O hábito de se exercitar deve ser visto de forma mais abrangente, pois além de deixar o corpo mais bem definido e bonito, também agrega bem-estar, condicionamento cardiorrespiratório e integração, trazendo assim benefícios incalculáveis para a saúde.

É claro que, qualquer atividade física gera também um gasto calórico, bom para quem deseja enxugar a silhueta. “Mas, frequentar uma academia ou se exercitar pode não ser o suficiente para emagrecer, depende de vários fatores como: quanto o indivíduo ingere de calorias e como é seu metabolismo”, explica Rogério Franze, orientador físico.

Os exercícios também auxiliam tratamentos médicos para redução de peso e até mesmo agregam a tratamentos cirúrgicos estéticos. Pois os exercícios normalmente são aliados à recuperação, pois podem trazer benefícios como melhoria do tônus muscular, regulagem da pressão arterial, diminuição da perda de massa magra, manutenção e aumento do metabolismo, minimização da ansiedade e da depressão, aumento da força e firmeza da pele.

Para Franze, o hábito de se exercitar deveria ser para as pessoas como é tomar banho e escovar os dentes. Por outro lado, exagerar no treinamento pode ser maléfico: “overtraining é uma situação em que o indivíduo passa dos limites. O organismo deve ter o estímulo dos treinos, mas a parte de intervalo e de descanso é fundamental para um bom resultado. Quando alguns sintomas como lesões musculares, cãibras, fraturas e mal-estar começarem a surgir devido ao excesso de treino, devemos imediatamente procurar um especialista para averiguar o que está ocorrendo”, completa.

É importante que a prática de exercícios físicos esteja sempre aliada a uma boa alimentação, pois disso depende a saúde e o resultado esperado em qualquer tipo de treinamentos esportivo. “Quem tem uma boa dieta e come de forma saudável, chega mais rápido ao objetivo pretendido”, explica o profissional.

Quem não pratica exercícios físicos nem sempre sabe ou se dá conta de que ser habitual num treinamento gera hormônios da felicidade e do bem-estar, que são liberados. Com isso as pessoas ficam mais dispostas, ganham uma postura melhor e elevam a auto-estima. Tudo isso junto acaba proporcionando uma maior segurança em todos os sentidos.

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