Fumantes – Idosos podem sofrer mais doenças oculares

Fumantes – Idosos podem sofrer mais doenças oculares

Que fumar faz mal à saúde todos sabem. Mas, em meio a tantas campanhas contra o tabaco, pouco se fala que o cigarro afeta também a visão, principalmente a partir dos 65 anos. Catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) encontram no fumo um dos piores fatores de risco – e podem levar à perda completa da visão.

Estudos desenvolvidos na Universidade de Harvard (Estados Unidos) revelam que os fumantes têm entre duas e três vezes mais chances de ficarem cegos por degeneração macular. A cada ano, naquele país, a DMRI é causadora de quase dois milhões de casos de perda de visão.

“A mácula é a região central da retina onde são definidas as formas, cores, rostos e também a leitura. A retina tem origem no tecido nervoso, e suas células não se regeneram nem se multiplicam. Ou seja, qualquer alteração que afete essas células pode significar perda de visão”, diz o oftalmologista Renato Neves.

De acordo com o médico, mesmo quem parou de fumar há quinze ou vinte anos apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares. “O cigarro empobrece a circulação sanguínea na retina e reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue. Vale lembrar que os fumantes passivos também estão mais sujeitos a doenças oculares na terceira idade”.

Deixe um comentário

*