Indisposição no trabalho? Mudanças ajudam reverter esse quadro

Indisposição no trabalho? Mudanças ajudam reverter esse quadro

Levantar cedo e dormir tarde. Essa é a combinação feita por muitos brasileiros que precisam conciliar os afazeres profissionais com as atividades pessoais. E com essa correria diariamente, é normal sentir cansaço mental e falta de energia. Porém, a indisposição no trabalho não está relacionada apenas ao excesso de atividades, ao estresse ou as noites mal dormidas. A alimentação interfere significativamente na disposição para executar as tarefas.

Segundo a nutricionista Ana Huggler, uma dieta pobre em nutrientes é responsável pela ausência de energia. “Os alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, as frituras, carnes vermelhas e o excesso de açúcares aumentam a sensação de cansaço. Como esses são de difícil metabolização, gastam muita energia no organismo, ocasionando em um desequilíbrio do corpo”, explica.

45 NUTRIENTES
O cardápio, no entanto, deve ser colorido, constituído por vitaminas, antioxidantes e fibras. Isto porque cada célula do organismo precisa de pelo menos 45 nutrientes para desempenhar suas funções adequadamente. “A alimentação variada suprirá as necessidades do organismo de cada pessoa. Mas a maneira como esses nutrientes atuam e contribuem para o seu funcionamento dependerá dos processos bioquímicos e fisiológicos resultantes pela quebra, transporte e utilização dos mesmos pelas células do organismo”, informa a nutricionista.

Diante disso, se o metabolismo apresentar alguma alteração no seu funcionamento mesmo com uma alimentação balanceada, o organismo apresentará carências nutricionais que, por consequência, agravará nas suas funções. “Não basta aderirmos a hábitos alimentares mais saudáveis. Precisamos de uma dieta que atue fortalecendo o nosso organismo para, desta forma, prevenir o aparecimento de doenças e assim contribuir para a aquisição de mais saúde.

A nutricionista orienta ainda o café da manhã é indispensável pela manhã, pois ele fornece a energia necessária para iniciar as tarefas diárias. “Troque o pão branco pelo integral. Embora alimentos refinados forneçam energia, ela não dura muito tempo, pois são absorvidas pelo organismo rapidamente. Por este motivo os integrais são mais indicados porque são absorvidos de maneira gradativa”, orienta ela.

OUTRAS DICAS
A especialista oferece outras dicas para quem quer deixar de lado a falta de disposição no trabalho. Acompanhe:
– Evite longos períodos em jejum, pois te deixará mais cansado durante o dia e com fome na hora do almoço, contribuindo para um maior consumo de alimento levando a risco de obesidade;
– Realize três refeições intercaladas com pequenos lanches com intervalos de três em três horas para evitar que o metabolismo fique lento;
– Ingira pequenas quantidades de alimentos, pois o excesso causa sonolência após as refeições;
– Inclua no cardápio a ingestão de frutas como a banana que é mais doce levando a produção da serotonina no nosso organismo, substância responsável pela sensação de bem estar;
– Consuma minimamente dois litros de água para que o corpo trabalhe de forma adequadamente, mantendo a hidratação.

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