ITAQUERA – Ajuda à comunidade é incerta

ITAQUERA – Ajuda à comunidade é incerta

O processo de realocação das famílias da Comunidade da Paz, em Itaquera, está praticamente parado. A área, que fica em frente ao Parque Linear Rio Verde e ao lado da UPA Itaquera “Doutor Sócrates”, é ocupada por construções feitas em alvenaria, mas que ocupam os mesmos espaços dos antigos barracos de madeira. Isso demonstra as péssimas condições de moradia existentes para muitas famílias instaladas no terreno.

PROMESSAS

A administração anterior havia retirado 101 famílias que moravam junto ao córrego Rio Verde para encaminhá-las ao empreendimento São Sebastião. Já as 256 famílias restantes, contabilizadas até o fim de 2016, seriam removidas e contempladas com unidade habitacional definitiva, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, no empreendimento Iguape B ou em algum outro no qual fosse possível a indicação.

FALTA DE GABIÕES

Outro problema não solucionado diz respeito à manutenção do córrego. Após a demolição dos barracos, a Prefeitura não investiu em obras de contenção, como a colocação de gabiões para evitar a erosão do solo. Antes disso, foram implantados aparelhos de ginástica para a terceira idade. No mesmo período, em que era discutido o oferecimento de novas moradias, a Prefeitura estabeleceu convênio com as concessionárias de luz (AES Eletropaulo) e água (Sabesp). No entanto, a realidade de adultos, crianças e idosos segue precária.

JACU SEM VAZÃO

A Secretaria de Infraestrutura Urbana respondeu, na época, que não tinha previsão para as obras de contenção e se as demais obras de drenagem teriam continuidade, pois o córrego Jacu-Pêssego, no caso o receptor, estaria no limite. A vazão limitada do Jacu além de inundar a própria avenida com mesmo nome, também alaga a região central do bairro, no entorno da Avenida Campanela com Rua Padre Viegas de Menezes.

MUDANÇAS

O espaço reservado à Comunidade estava, inclusive, dentro do Plano de Desenvolvimento de Itaquera, com o reenquadramento do Parque Linear Rio Verde, a continuidade da ciclovia da Avenida Radial Leste por meio de ciclofaixa até o Parque do Carmo, além de melhorias no trânsito local.

Deixe um comentário

*