LAZER E CONHECIMENTO – Itaquera tem ações ambientais

LAZER E CONHECIMENTO – Itaquera tem ações ambientais

O Sesc Itaquera, localizado na Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, está inserido em uma Área de Proteção Ambiental (APA Parque e Fazenda do Carmo). A unidade concentra uma série de ações educativas e projetos na área socioambiental, tais como bate-papos, vivências, cursos e oficinas para pessoas de todas as idades.

Entre os espaços ao ar livre, que propiciam a convivência e o contato com a natureza, podem ser visitados a horta, o ervanário, o viveiro de plantas, o pomar e um lago. Seja para refletir sobre formas sustentáveis de produzir alimentos ou para o plantio de ervas, esses locais propiciam harmonia e tranquilidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para quem quiser conhecer, o Sesc conta com uma equipe multidisciplinar de Agentes de Educação Ambiental, que desenvolvem projetos e ações abrangentes, mostrando a área remanescente de Mata Atlântica que está em uma das regiões mais densamente povoadas da cidade.

O Sesc Itaquera oferece um variado cardápio de atividades de acordo com a faixa etária e interesse dos grupos. A atividade “De Onde Vem, pra onde vai?”, por exemplo, é relacionada à alimentação e ao ciclo dos alimentos. Visitando a horta, é discutido o ciclo do plantio até chegar a uma residência.

Já em “Eu, Tu, Árvores”, os participantes podem conhecer as árvores nativas e exóticas do Sesc Itaquera, e despertar o olhar para a presença e a importância das árvores na cidade.

CURSOS-OFICINAS

Outra linha de atuação é o programa de cursos-oficinas “O Ser e a Terra”, voltado ao público geral e com diversas ações que discutem a relação do ser humano com o ambiente, visando modos de vida mais harmônicos com a natureza.

Já o “Encontro de Saberes” é focado no diálogo entre educadores que são convidados a compartilhar e trocar conhecimentos e práticas voltadas à transformação socioambiental da cidade. No “Cine Ambiental” são exibidos filmes que abordam a temática ambiental, em exibições sempre acompanhadas de intervenções educativas, como bate-papos e oficinas. No “Agenda 21”, são discutidas e mapeadas as questões socioambientais da Zona Leste, com foco em dois grupos de trabalho principais: Ocupação Urbana e Resíduos.

AO AR LIVRE

Aos domingos, o Sesc Itaquera promove atividades ao ar livre, como a “Bicicletada Ambiental”, um passeio pelas áreas verdes da unidade, sempre mediado por um educador que traz questões ambientais durante o percurso aos Polos de Educação Ambiental.

Guardiões da Casa do Curupira: até 25 de novembro (sextas), das 14h30 às 16h30. Faixa etária: de 6 a 12 anos. Trilha da Samambaiaçu: até 25 de novembro (de quartas as sextas). Faixa etária: de 6 a 12 anos. Histórias ao Pé da Árvore: até 25 de novembro (quartas e quintas), das 10 às 12 horas; e das 14h30 às 16h30. Faixa etária: a partir dos 60 anos. Observatório Itaquera: até 25 de novembro (de quartas às sextas), das 10 às 12 horas; e das 14h30 às 16h30. Faixa etária: a partir de 12 anos. Eu, Tu, Árvores: até 25 de novembro (de quartas as sextas), das 10 às 12 horas. Faixa etária: de 6 a 12 anos. Vivências Ambientais: até 25 de novembro (de quartas as sextas), das 10 às 12 horas. Faixa etária: de 6 a 12 anos. Bicicletada Ambiental: até 18 de dezembro (aos domingos), das 11 às 12h30. Livre. Agenda 21: dias 19 de novembro e 17 de dezembro, das 10 às 13 horas. Livre. Mais informações no telefone 2523-9200.

Deixe um comentário

*