LOMBALGIA – HC estuda eficácia da acupuntura

LOMBALGIA – HC estuda eficácia da acupuntura

Estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP demonstra que a acupuntura associada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica.

A lombalgia (dor lombar) é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Até 90% das pessoas sofrerão, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se torna crônico.

GRUPO AVALIADO
O estudo foi realizado pelo Centro de Acupuntura do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC. Um grupo de 60 pacientes com lombalgia crônica foi avaliado: 28 pacientes receberam tratamento convencional e 32 tratamento convencional associado à acupuntura.

“Após o término das seis sessões de acupuntura, verificamos que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor”, relata o fisiatra intervencionista João Amadera.

O tratamento convencional – uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias – nem sempre é eficaz para o alívio da dor lombar crônica de alguns pacientes.

ASSOCIAÇÃO
“Quando estas medidas são insuficientes, recomenda-se a associação de procedimentos não farmacológicos, como exercícios terapêuticos e acupuntura, por exemplo, ao tratamento convencional”, diz Amadera.

A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento. Segundo João Amadera, foi possível, por meio deste estudo, comprovar a eficácia da técnica chinesa milenar associada ao tratamento convencional. “Há um alívio da dor lombar crônica em curto prazo”, finaliza o especialista.

Deixe um comentário

*