METRÔ TATUAPÉ – História começou em 1981

METRÔ TATUAPÉ – História começou em 1981

No início deste mês a estação Tatuapé do Metrô completou 35 anos de existência. Como parte do sistema de trens metropolitanos, o transporte presta serviços aos usuários em conjunto com a CPTM.

A estação é integrada ao Complexo Tatuapé, formado pelo Shopping Metrô Tatuapé (do lado sul da estação) e pelo Shopping Metrô Boulevard Tatuapé (do lado norte da estação).

Pertencente à Linha 3 – Vermelha, a estação Tatuapé possui transferência tarifada com as estações das Linhas 11 (Expresso Leste – entre Luz e Estudantes) e 12 da CPTM (entre Brás e Calmon Viana), exceto em horários especiais, de domingo a sexta, das 4h40 às 0h33; e sábado, das 4h40 à 1 hora. Além de atender às normas de acessibilidade, com elevador, a estação também possui sanitários, caixa de sugestões, telefone do usuário e biblioteca.

Estação criada paralela à da rede ferroviária, hoje lugar tem um shopping de cada lado e vários serviços

Estação criada paralela à da rede ferroviária, hoje lugar tem um shopping de cada lado e vários serviços

TRANSFERÊNCIA

Há também a possibilidade de se transferir para o sistema de ônibus da SPTrans por meio do Terminal de Ônibus Norte e do Terminal de Ônibus Sul, ambos anexos à estação, utilizando-se o Bilhete Único. Do Terminal Norte partem ônibus urbanos do serviço Airport Bus Service, com destino direto ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

HISTÓRIA

Até 1981 o Metrô passou por diversas transformações, com o início da linha que ligava as estações Jabaquara e Santana. Eram muitas dificuldades na época, pois os túneis que acolheram as primeiras linhas eram cavados por uma tecnologia até então desconhecida, o “tatuzão”. Mas como o custo era alto, o governo resolveu partir para construções mistas, criando túneis, elevados e redes de superfície. E foi com a contenção de verbas que surgiu a Linha 3 – Vermelha, que a princípio percorria o trecho entre as estações Sé e Brás. Depois, com o avanço das obras, a região do Tatuapé pôde festejar a chegada de sua estação. Naquele instante, moradores perceberam a abertura de novos horizontes, com a ligação da Zona Leste às regiões Norte e Sul da cidade. 

Deixe um comentário

*