MORADORES DE RUA – SMADS fala da Rua Ivaí

MORADORES DE RUA – SMADS fala da Rua Ivaí

Durante a reunião do Conseg do Parque São Jorge, o presidente do conselho, Rogério Félix Martins, leu aos moradores uma resposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Conforme o documento, a secretaria relatou ter tomado conhecimento a respeito do fato de alguns frequentadores do Centro de Acolhida para Adultos Frei Leão, localizado na Rua Ivaí, 187, Tatuapé, estarem causando transtornos aos moradores, urinando na rua, provocando brigas, utilizando as calçadas indevidamente, entre outros problemas.

CONVERSAS

Atualizada sobre a situação, a SMADS ressaltou que iria procurar as equipes responsáveis pelo atendimento aos moradores de rua e reforçar a aproximação com o Centro Pop (Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua) da Rua Cajuru, 362/374, Belém, além de estabelecer contato com toda a rede de acolhimento. Conforme a pasta, rotineiramente são programadas conversas com os usuários e funcionários do “Frei Leão”.

NÃO MUDARÁ

Ao mesmo tempo, assistentes sociais fazem visitas periódicas de sensibilização no local, apresentando técnicas e orientando sobre modos de tratamento. O comunicado também revelou que o Centro de Acolhida é o único da região do Tatuapé que atende homens, mulheres e famílias. Sobre a possível transferência da instituição para outro endereço, a Secretaria esclareceu não existir essa possibilidade e que, para isso, teria de alugar outro imóvel. A SMADS informou ter chegado a procurar um prédio, mas não encontrou.

SEM SOLUÇÃO

Segundo a moradora da Rua Ivaí, Elci Biondillo, a resposta já é conhecida de quem vive próximo ao local, contudo, não representa a realidade. “Assistentes sociais nunca estiveram no local para atividade de sensibilização. Além disso, os problemas de homens dormindo nas calçadas, usuários de drogas circulando pela rua, barracas vendendo bebidas alcóolicas e cigarros, continuam”, contou.

Deixe um comentário

*