O que é uma fratura?

O que é uma fratura?

Considerando que os ossos são estruturas bastante duras, portanto, não são flexíveis, então, um esforço no sentido transversal ao osso, como por exemplo, uma pancada, poderá causar o rompimento dessa estrutura óssea, e consequentemente uma lesão nos tecidos moles (músculos ou tendões) adjacentes ao osso.

 

O tratamento consiste em colocar as partes fracionadas nas devidas posições, e imobilizar o osso fraturado durante algum tempo para que ele “solde” e consolide no seu formato normal.

 

No entanto, enquanto o osso estiver imobilizado, os músculos adjacentes também estarão e, com a falta de uso, inicia-se um processo de “atrofia”, ficando finos e sem mobilidade. Esse processo será tanto maior e mais marcante quanto maior for o tempo de imobilização do osso.

Desta forma, quando o osso se consolidar totalmente, o paciente poderá estar com os músculos e tendões adjacentes a esse osso, em completa imobilização, e sentirá muitas dores para efetuar qualquer movimento.
É nesse ponto que “entra em ação” o fisioterapeuta, que tentará, de uma maneira suave e com a mínima dor possível, fazer voltar os movimentos normais dos músculos atingidos, permitindo então perfeita mobilidade. Esse processo pode demorar algumas semanas para que o paciente volte ao estado anterior à fratura.

O fisioterapeuta escolherá o melhor processo para atingir sua finalidade, podendo ser através de aplicação de raio laser, ultrassom, descargas elétricas etc, sempre associado aos exercícios físicos específicos para os músculos lesionados.

Serviço: Dra. Simone Paganini Fasolo – Crefito 3/24997-F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 / 3628-2129

Deixe um comentário

*