O tratamento da asma através do pilates

O tratamento da asma através do pilates

A asma é o estreitamento dos pequenos canais de ar dos pulmões que impossibilitam a passagem do ar provocando broncoespasmos, tornado a respiração difícil. Não há idade para se apresentar asma, mas na maioria dos casos os sintomas são sinalizados na infância. Os sintomas apresentados são: tosse seca, chiado e opressão no peito, acompanhados de falta de ar.

A asma é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento adequado pode ser devidamente controlada, permitindo ao paciente levar uma vida normal adotando a prática de exercícios físicos. E é exatamente aí que o Pilates pode vir a favorecer na vida da pessoa que tem asma.

O PILATES
A técnica conhecida como prevenção e tratamento na coluna vertebral, agrega as teorias de controle motor e técnicas de teoria de conscientização corporal, sendo assim, a prática favorece o fortalecimento e alongamento dos músculos aumentando a mobilidade das articulações, os movimentos são realizados sem pressa e com controle. Em cada exercício é necessário o alinhamento na postura favorecendo a melhora da postura integral do indivíduo.

PILATES E ASMA
No indivíduo que sofre de asma, o pilates colabora com o fortalecimento da musculatura corporal deixando o músculo relaxado e assim promovendo uma reeducação funcional e na postura. Como as aulas de Pilates apresentam poucas repetições de movimento, exercícios eficazes e suaves, a pessoa que passa pelo tratamento não apresenta desgaste físico e os benefícios são inúmeros.

Para quem apresenta asma e adota o pilates como atividade, os benefícios vão desde no fortalecimento dos órgãos internos, melhoras na respiração, correção e alinhamento da postura até mesmo no aumento da resistência física e mental e aumento da concentração e relaxamento.

A prática de pilates favorece a qualidade de vida e proporciona bem-estar, sendo um importante aliado para o equilíbrio entre corpo e mente.

Deixe um comentário

*