Obras contra enchentes

Obras contra enchentes

As obras na Rua Astarte para contenção de enchentes seguem em andamento. Realizadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), elas ocorrem desde dezembro de 2015 e dizem respeito à construção do minipiscinão R6, denominado tecnicamente de “pôlder”.
Localizado na Avenida Aricanduva com as ruas Manilha, Astarte e João Bueno, terá formato trapezodial e capacidade de armazenamento de 3.180 m³. O pôlder será fechado e funcionará por gravidade durante os dias de intensa chuva. Os cinco pôlders implantados nesta bacia servem para minimizar o impacto das chuvas nos pontos baixos da região.

Obra segue bloqueando parte da Rua Astarte, no Aricanduva

Obra segue bloqueando parte da Rua Astarte, no Aricanduva

Nos dias de chuva forte, em que o córrego Aricanduva estiver cheio, uma válvula impedirá que a água do córrego atinja as regiões baixas e a conduzirá ao minipiscinão. De lá, será bombeada para o leito do córrego. Quando o Aricanduva estiver com o nível de água baixo, a válvula ficará aberta e conduzirá a água pluvial da região livremente para o córrego.

O novo projeto prevê a construção de mais quatro pôlders. O R3 está localizado na Avenida Aricanduva, com a Rua Benedita de Paula Coelho próximo da Rua João Geraldo, e terá capacidade de 6.000m³. o R7 fica entre as ruas Cristiano Altenfelder e General Carlos Cavalcante (3.250m³), e o R8 fica na Rua Otávio Vasco do Nascimento com a Avenida Aricanduva (3.742m³).

Deixe um comentário

*