Os benefícios da bicicleta para a saúde

Os benefícios da bicicleta para a saúde

As ciclovias e as aulas de spinning vêm ganhando mais adeptos, pois traz muitos benefícios para a saúde e auxilia no emagrecimento. Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, entre outras.

Muitos especialistas apontam que 1 hora de pedaladas é possível perder aproximadamente entre 300 e 500 calorias, mas isso pode variar de acordo com a carga, velocidade e esforço empregados durante o treino.

CORAÇÃO
Melhora a frequência cardíaca: a intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco, sendo assim durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.

Retenção de líquidos: Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos.

Pele mais saudável: as pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada e os problemas como as olheiras tendem a diminuir.

ANSIEDADE
Controla a ansiedade: o pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo, e uma das respostas a este estímulo está associado à produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta, ou realizar aulas de spinning, por pelo menos três vezes por semana, garante o controle do estresse e ansiedade.

Definição muscular: os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos, porém não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.

Mas vale lembrar: antes de iniciar a atividade física com a bicicleta é necessário observar o sistema osteomuscular e portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos devem consultar um médico para verificar de que forma podem se exercitar sem riscos.

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