Os benefícios da caminhada

Os benefícios da caminhada

“O ser humano é, por excelência e por natureza, um andarilho”. A frase é do patologista neuromuscular Beny Schmidt e demonstra o quanto ele considera a caminhada fundamental à saúde. “Caminhar é a opção mais certeira para todos aqueles que procuram uma vida saudável e plena. As indicações vão desde a prevenção de derrames e infartos, até o combate à depressão, à osteoporose e à diabetes.”

Boa forma e diabetes. “A caminhada na esteira é um exercício físico com maior gasto de calorias porque nós temos a tendência de variar a intensidade dos passos quando caminhamos na rua. No entanto, mesmo com menor queima calórica, caminhar ao ar livre é extremamente prazeroso, principalmente se for à beira do mar ou em um parque.”

Para o médico, o tempo ideal de caminhada varia para cada pessoa e também com a faixa etária. “Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que alguém que caminha uma hora e meia por dia já atinge um ótimo índice de atividade física diária.”

A caminhada também vem se revelando uma importante aliada dos diabéticos. “Juntamente com o controle da dieta, promove a diminuição da obesidade e favorece o controle da glicemia pelo consumo de energia, além do efeito psicológico favorável por conta do prazer que proporciona.”

Depressão e qualidade de vida. A liberação de endorfina pelo sistema nervoso central durante a caminhada é responsável pelas sensações de alegria, relaxamento e bem-estar, armas poderosas no combate à depressão. Além disso, a endorfina deixa o atleta mais disposto durante o dia e com uma melhor qualidade do sono à noite. Outro fator importante é o aumento dos estímulos cerebrais provocado pelo exercício, que contribui ativamente para manter a saúde do órgão.

Circulação e prevenção. “A caminhada faz com que a musculatura da parede dos vasos sanguíneos ajude a impulsionar o sangue até as extremidades. Além disso, as atividades físicas são importantíssimas para fazer com que a velocidade e a pressão sanguínea possam ser bem administradas pelo corpo”. Uma consequência direta é a prevenção de doenças cardíacas. “A caminhada é uma arma fundamental para evitar derrames e infartos, pois ajuda o miocárdio a bombar o sangue no início da circulação.”

Osteoporose e pulmão. Segundo Schmidt, junto com a exposição solar, a caminhada se destaca como o melhor investimento contra a osteoporose. Já a respiração é outra grande beneficiada. “Andar melhora a capacidade vital, o VO2 máximo e tanto a inspiração quanto a expiração pulmonar.

Além disso, por manter a saúde do corpo, inibe inflamações oportunistas. Tudo isso sem contar o quanto faz bem para os pulmões a qualidade do ar inspirado quando se faz uma caminhada em um parque, por exemplo”, finaliza o médico.

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