Os benefícios dos leites vegetais

Os benefícios dos leites vegetais

É cada vez mais comum a procura e o consumo dos leites vegetais. Seja por intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca ou por seguir uma dieta vegana. Segundo a nutricionista Telma Ranalli, a troca pode ser benéfica para a saúde, já que esses alimentos possuem alto valor nutricional.

“Os leites vegetais têm conquistado cada vez mais adeptos que buscam uma alimentação saudável, livre de lactose e ingredientes causadores de alergias alimentares. Eles são feitos com grãos integrais ricos em fibras, ferro, minerais e proteínas. Por serem magros, superam o leite de vaca integral que, apesar de altamente proteico e rico em cálcio, é muito gorduroso.”

Os leites vegetais mais comuns são o de soja, amêndoas, aveia, arroz e quinoa. O ideal é que se faça um rodízio entre eles, pois com o passar do tempo, o consumo diário pode trazer intolerância. Com a variação, pode-se obter os diferentes benefícios de cada um deles. A mistura dos leites também é uma boa alternativa, já que permite reunir as qualidades nutricionais de várias fontes.

Leite de soja: possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca.

Apresenta alto teor de cálcio e é excelente para pessoas com diabetes, pois libera os açúcares pouco a pouco, mantendo este componente no sangue a níveis ótimos. Esse leite é muito remendado para mulheres, pois as ajuda em episódios de tensão pré-menstrual, graças às suas isoflavonas.

Leite de amêndoas: contém magnésio e cálcio, importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular. Além disso, também possui arginina, aminoácido que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea, o que ajuda no combate a celulite e garante mais oxigênio e nutrientes nos músculos, fortalecendo o desempenho físico no treino.

Leite de aveia: é rico em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e fibras, que facilitam o fluxo intestinal. Entretanto, ele não deve ser consumido por quem tem intolerância ao glúten. Excelente alternativa para quem quer perder peso, pois seu alto teor de fibras (solúveis e insolúveis) fortalece o sistema digestivo e oferece uma sensação de saciedade. Seu alto teor de beta-glucanos ajuda a diminuir o colesterol e os ácidos biliares do intestino, absorvendo-os e evitando que elementos nocivos passem para o organismo.

Leite de arroz: é um poderoso desintoxicante. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia. Possui alto teor de triptofano e vitaminas do complexo B, substâncias adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso.

É ideal também para quem quer controlar o peso, já que tem menos calorias do que o leite de soja e o de amêndoas.

Leite de quinoa: comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinoa é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

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