OUTONO / INVERNO – Saiba mais sobre as doenças comuns nessa época do ano

OUTONO / INVERNO – Saiba mais sobre as doenças comuns nessa época do ano

Com as mudanças climáticas e a queda de temperatura, é importante ficar atento com os perigos que a baixa temperatura pode oferecer, pois ela contribui para que simples ações disseminem perigos à saúde.

A doutora clínica geral Ligia Raquel Brito explica que com a chegada do frio, atitudes corriqueiras podem acarretar em grandes problemas para a saúde, como por exemplo, permanecer em espaços fechados com pouca circulação de ar, ou até mesmo usar roupas que estejam guardadas por muito tempo.

O alto nível de poluição na atmosfera e a baixa umidade do ar dessas estações, aumentam os casos das doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como bronquite, asma, gripe, rinite e pneumonia. A especialista diz que essas doenças são as mais frequentes durante essa época do ano e mesmo que não possam ser prevenidas, podem ser evitadas, através dos seguintes cuidados: vacinar-se contra a gripe, higienizar cobertores e roupas, lavar as mãos com frequencia, evitar locais fechados, higienizar corretamente os aquecedores de ambiente e conhecer os sintomas das patologias comuns nessa época do ano, como a gripe, resfriado e pneumonia.

CONHEÇA OS SINTOMAS

Saber mais sobre os sintomas dessas patologias podem evitar problemas. O resfriado é o vírus mais simples, em média acaba em três ou dois dias, normalmente não há uma queda no estado geral do portador do vírus. A gripe tem como característica, resfriado forte com queda na imunidade e maior tempo de duração e presença de febre. Considerada a mais perigosa, um dos sintomas da pneumonia é a mudança na cor da secreção da tosse. Diferente da gripe, que apresenta uma coloração mais clara, a cor amarela, marrom ou esverdeada, conhecida como purulenta indica que está na hora procurar um médico. Outro sinal de alerta são tosses acima de três semanas.

 

Deixe um comentário

*