PARQUE DO PIQUERI – Uma ótima opção para as férias

PARQUE DO PIQUERI – Uma ótima opção para as férias

O Parque do Piqueri está entre os espaços verdes mais visitados do Tatuapé. Quem for ao lugar, poderá aproveitar a pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, estacionamento, sanitários e canchas de bocha.

A casa cedida à administração pertencia à antiga chácara dos Maratazzo, antes da área virar parque

A casa cedida à administração pertencia à antiga chácara dos Maratazzo, antes da área virar parque

MEIO AMBIENTE

Outra atração do parque potencializa espaços históricos e culturais do patrimônio, além de propiciar a contemplação, educação ambiental e a possibilidade de coexistência no ambiente natural: trata-se do “Programa Trilhas Urbanas”. Nele, uma equipe de profissionais desenvolve trilhas monitoradas como estratégia em educação ambiental, proporcionando aos participantes a oportunidade de uma melhor compreensão acerca do processo de antropismo (ação humana sobre o ambiente) e suas conexões espaço-tempo que resultaram nas transformações socioambientais contemporâneas.

ESPÉCIES

Parque tem 152 espécies de árvores, das quais cinco estão ameaçadas como a grumixama e o pinheiro-do-paraná

Parque tem 152 espécies de árvores, das quais cinco estão ameaçadas como a grumixama e o pinheiro-do-paraná

Com uma área de quase cem mil metros quadrados, o local possui uma vegetação diversificada. Entre as espécies que podem ser encontradas, destacam-se: alecrim-de-campinas, casuarina, espatódea, faveira, grevílea-gigante, ingá-banana, jacarandá-mimoso, jatobá, jerivá, magnólia-branca, paineira, pau-ferro e pau-incenso. Foram registradas 152 espécies, das quais cinco estão ameaçadas como a grumixama, o pinheiro-do-paraná e a unha-de-vaca-do-campo.

PÁSSAROS

No local é possível encontrar 79 espécies de aves, com destaque para a família dos pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs, papa-moscas tiranídeos, saíras e sanhaçus. Biólogos do parque também já fizeram registros interessantes de anambé-branco-de-rabo-preto, sabiá-ferreiro, saíra-ferrugem, saí-azul e saí-andorinha que chamam atenção pela beleza da plumagem ou canto.

LEITURA

Para os que gostam de ler o Ponto de Leitura, que faz parte do Sistema Municipal de Bibliotecas, busca suprir as necessidades de conhecimento e informação. No espaço é possível encontrar publicações de grandes autores, revistas, jornais e obras de referência. Quem quiser utilizar o local poderá ocupar tanto as mesas e cadeiras existentes na parte interna do prédio como os bancos existentes do lado de fora, junto à natureza. Local: Rua Tuiuti, 515.

Deixe um comentário

*