PENHA: Primeiro parque linear de São Paulo

PENHA: Primeiro parque linear de São Paulo

Considerado o primeiro parque linear da cidade de São Paulo, o Linear Tiquatira Engenheiro Werner Eugênio Zulauf, atrai muitos adeptos da vida saudável e pessoas em busca de lazer.

Com mais de três quilômetros de extensão, o parque foi implantado ao longo do Córrego Tiquatira e possui pista de cooper e caminhada, quiosques com mesas e bancos, sanitários, pista de skate, pista de bicicross, quadras, campo de futebol, áreas de convivência, anfiteatro aberto e bosques, além de um Clube Escola (SEME) e um CDC que cuida de um campo de futebol e uma cancha de bocha.

FAUNA E FLORA
A vegetação é composta por áreas ajardinadas, gramados, bosques heterogêneos e arborização esparsa. Destacam-se alfeneiro, araribá-rosa, aroeira-mansa, aroeira-salsa, bambu-imperial, capixingui, cedro, chorão, embaúba-branca, faveira, jerivá, mirindiba-rosa, nespereira, paineira, resedá, sibipiruna e tipuana. Foram registradas 102 espécies, dentre elas o pau-brasil, árvore ameaçada de extinção.

passaro na pista de corrida tiquatira - Carol

No local também foram observadas cerca de 20 espécies de aves, incluindo garça-branca-grande, caracará, rolinha, periquito-rico, anu-preto, beija-flor-tesoura, joão-de-barro, ferreirinho-relógio, suiriri-cavaleiro, bem-te-vi, corruíra, sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, cambacica, sanhaçu-cinzento, chopim e bico-de-lacre. O suiriri é o único migratório registrado até o momento.

Um motivo que faz com que os pássaros permaneçam na região são os pequenos poleiros construídos por moradores que são abastecidos constantemente com frutas e cascas.

PROGRAMAÇÃO
A Ciclofaixa de Lazer, inaugurada no dia 25 de março de 2012, funciona todos os domingos, das 7 às 16 horas, ao longo de toda a extensão do parque, passando também pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid. Com 14 km de extensão (7 em cada sentido), a faixa passa por diversos bairros entre a Penha e Artur Alvim.

Até mesmo quem não possui bicicleta pode se divertir, pois há lojas de locação de bicicletas, que possuem os mais variados modelos, desde as tradicionais, até as mais incrementadas, como os carrinhos e trenzinhos.

RECLAMAÇÕES
A partir das 7 horas da manhã já é possível ver a intensa movimentação no local. São pessoas que caminham, correm, treinam e utilizam os aparelhos de ginásticas disponíveis ao longo de toda extensão.

Todavia, há reclamações quanto ao reparo das pistas localizadas às margens da Avenida Governador Carvalho Pinto (Tiquatira), entre a Rua Tarumã e a Praça Manoel Vicente Neto, pois segundo o morador Ednaldo José dos Santos, muitos idosos que fazem suas caminhadas diárias acabam tropeçando e se acidentando, devido às precárias condições do local.

Deixe um comentário

*