REPRODUÇÃO – Idade masculina pode interferir na concepção, diz ginecologista

REPRODUÇÃO – Idade masculina pode interferir na concepção, diz ginecologista

Os perigos da gestação para uma mulher acima dos 40 anos sempre estão em debate. Independente de ser gravidez por vias naturais ou artificiais, a ligação com a idade é intrínseca. Já para os homens, o assunto relacionado à idade ainda é pouco discutido, mas especialistas alertam que o fator é de fato importante e influencia diretamente na concepção.

Segundo o médico Gustavo Kröger – ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana – estudos já revelam que a idade elevada do homem impacta diretamente na qualidade dos espermatozoides. “A redução dos espermatozoides se dá pelo envelhecimento das células, mas outros fatores como qualidade e estilo de vida e ainda o fator genético também podem contribuir”, disse Kröger.

Ele explica que, a partir dos 45 anos, o homem sofre um choque na qualidade dos espermatozoides, já que o percentual de espermatozoides móveis e com morfologia normal, além do volume seminal, são reduzidos. “Pode-se afirmar que homens com 25 anos apresentam mais chances de serem pais que aqueles que têm 50 anos. Porém, com uma boa alimentação e hábitos saudáveis, a idade não compromete tanto a qualidade do espermatozoide”, conclui o ginecologista.

Deixe um comentário

*