Risotto Caprese

Risotto Caprese

O tatuapeense Guilherme Petri, cozinheiro do Restaturante Trattoria Itália do Eataly, ensina a preparar ‘Risotto Caprese’, uma receita clássica do norte da Itália. Bom apetite!

INGREDIENTES

1/2 cebola em cubos pequenos;

60g manteiga integral sem sal;

200g de arroz arbóreo;

50ml de vinho branco seco;

40g de queijo parmesão fresco ralado;

50g de mozzarella de búfala em bola tamanho P

50g de tomate sweet grape;

10g de manjericão fresco;

100g de molho de tomate;

1 dente de alho.

Ingredientes e modo de preparo para o caldo de legumes:

Em uma panela, coloque os 800ml de água e adicione com a água ainda fria, uma unidade de cebola com as cascas, meia unidade de cenoura e meio talo de salsão. Esperar a água absorver os sabores dos legumes, porém sem levantar fervura, pois isso trará uma cor escura ao caldo.

Ingredientes e modo de preparo para o molho de tomate:

Refogue o dente de alho picado em um fio de azeite. Adicione meia lata de tomate pelado e misture com o refogado (se preferir um molho mais rústico, pique o tomate pelado; se preferir um molho mais delicado, processe os tomates no liquidificador e misture na panela). Em fogo baixo, deixe reduzir o molho para que perca a acidez do tomate.

MODO DE PREPARO:

Refogue a cebola em cubos pequenos com 20g da manteiga. Adicione o arroz arbóreo e mexa até que todos os grãos estejam envoltos na gordura. Adicione o vinho branco e deixe reduzir até quase secar. Comece a adicionar o caldo de legumes quente aos poucos, mexendo o arroz constantemente, sempre com o fogo alto. Quando o arroz chegar no ponto al dente, desligar o fogo. Adicione o molho de tomates quente, as mozzarellas cortadas ao meio, os tomates cortados ao meio e o manjericão desfolhado e misture para agregar todos ingredientes. No último passo, adicione o restante da manteiga em cubos gelada, e o parmesão ralado. Com o próprio calor da panela, misture para incorporar esses ingredientes. Esse passo trará a cremosidade e brilho característicos do Risotto tradicional. Decorar com algumas folhas de manjericão e servir. Rendimento: 2 porções. Tempo de preparo: 45 minutos.

Deixe um comentário

*