RPG – Hiperlordose

RPG – Hiperlordose

A coluna vertebral possui curvaturas por toda a extensão, desde a região cervical até a sacrococcígea. Nas regiões cervical e lombar essa curvatura é chamada de lordose, adquirida a medida em que o indivíduo assume a postura ereta.

A hiperlordose é uma alteração postural que corresponde a um aumento excessivo da curvatura na coluna vertebral normal, elas podem ser encontradas tanto na coluna cervical como na lombar, apresentando sintomatologias diferentes. A má postura é um dos fatores na formação desta alteração.

A hiperlordose lombar é atribuída a retração de cadeias musculares importantes do nosso corpo. Estas retrações musculares podem causar ao longo dos anos alterações ósseas {osteoartrose, formação de osteófitos (“bicos de papagaio”), articulares (coluna, quadril, joelhos e pés} e também a nível dos núcleos dos discos das vértebras (protusões discais ou hérnias de discos).

Um dos tratamentos para corrigir a postura e também as causas que podem levar a hiperlordose e a dor é o RPG. A reeducação postural alonga e fortalece as cadeias musculares responsáveis por estas alterações posturais e suas respectivas sintomatologias como, por exemplo, sensação de formigamento nos pés, dores ciáticas (lombociatalgia), lombalgias, dores musculares, entre outros sintomas.

Procure um profissional da área para mais informações.

Dr. Edimilson Marton – especialista em RPG – Crefito 12.346/F
Rua Serra de Bragança, 1.355, Tatuapé, fones: 3628-2125 e 3628-2129

Deixe um comentário

*