São Paulo, 28 de outubro a 3 de novembro de 1979 – Ano V – n° 235

VETADA A LEI DE ZONEAMENTO
O prefeito Reynaldo de Barros decidiu vetar integralmente o projeto n° 132/79, aprovado pela Câmara Municipal, que propunha alterações no zoneamento da cidade, sob fundamentação de que a medida “é contrária ao interesse público”. Ao mesmo tempo, instituiu uma comissão especial, sob sua presidência, que terá prazo de 15 dias para se manifestar sobre as alterações imediatas na legislação de zoneamento e 45 dias para institucionalizar um sistema permanente de revisão e atualização da mesma, que preveja ampla participação das entidades e comunidades interessadas.

CONSELHO COMUNITÁRIO VILA MARIA
Com o objetivo de discutir a formação de um Conselho Comunitário, que dentre atribuições fixará propriedades das programações municipais na região compreendida pela Administração Regional de Vila Maria – Vila Guilherme, será realizada ampla reunião de debates. Entre os convidados para a formação e desenvolvimento desse conselho, estão representantes de Associações de Classe, Clubes de Serviço, Entidades Sociais e Beneficentes, Movimentos Sociais e Religiosos, Sociedades Amigos de Bairro, entre outras instituições.

RETIFICAÇÃO DO RIO TIETÊ
A Secretaria de Obras e do Meio Ambiente acaba de contratar o prosseguimento da retificação do Rio Tietê, no trecho “A” do Parque Ecológico, ao longo dos 1.040 metros localizados na divisa de São Paulo com Guarulhos. As obras serão executadas pelo DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica. De acordo com o secretário Silvio Fernandes Lopes, o Parque Ecológico surge como um subproduto de retificação do rio e compreende a formação de um grande lago, necessário para regularizar os picos de chuva e absorver excessos na época do verão.

POSSE DE DIRIGENTES LOJISTAS NO TATUAPÉ
Animação e ativação do comércio da Rua Antônio de Barros, próximo à Avenida Celso Garcia e quarteirões adjacentes, por meio de um programa de iluminação, ornamentação e embelezamento desse núcleo comercial, além de outras realizações no mesmo sentido, foram o atrativo que chamou a atenção e conseguiu unir o empresariado local e reestruturar o Clube dos Lojistas do Tatuapé, que em passado recente teve atuação vitoriosa nesse meio. Entres os membros, que foram empossados, está Adriano Jerônimo (presidente) e Jamil Ribeiro (vice-presidente).

PENHA QUER MUDANÇA NO TRÂNSITO
O acanhado sistema viário do centro da Penha continua sendo quebra-cabeça para técnicos e demais interessados no funcionamento do trânsito local. O plano de trânsito implantado há pouco tempo melhorou, porém não muito, o fluxo de tráfego. Agora, um grupo de comerciantes reivindica algumas alterações que considera importante. Técnicos do DSV compareceram à Administração Regional da Penha para discutir as alterações solicitadas, como inversão de mão na Rua Frei Germano, retirada dos ônibus da Rua Padre Antônio Benedito, liberação das duas mãos na Rua Padre João e implantação de Zona Azul na Avenida Penha de França.

TATUAPÉ DIMINUI ÍNDICES DE POLUIÇÃO
O atual sistema de amostragem da poluição do ar está sendo reformulado, inclusive os locais de instalação, devido à implantação de um sistema telemétrico, composto de 25 estações amostradoras do ar, que propiciarão uma melhor avaliação da qualidade do ar. Essa informação foi dada pelo presidente da Cetesb, Marcel Pretesco, aos rotarianos do Tatuapé, que foram levar reivindicações à empresa de interesse do bairro. Pretesco afirmou que, com o novo sistema, o nome do Tatuapé deixará de constar na divulgação dos índices da qualidade do ar.

Deixe um comentário

*