SAÚDE DA MULHER – Implante hormonal pode ajudar

SAÚDE DA MULHER – Implante hormonal pode ajudar

Os Implantes Hormonais são bioidênticos, ou seja, são iguais aos hormônios produzidos pelo próprio organismo, na estrutura molecular. O implante hormonal é um método anticoncepcional seguro, com duração variável de seis meses, um ano ou três anos – todos reversíveis e de fácil colocação no consultório médico, indolor, não restringe a atividade física ou a exposição ao sol e é praticamente invisível, pois é colocado sob a pele e ninguém percebe o seu uso.

GINECOLOGISTA
De acordo com a ginecologista e obstetra Denise Coimbra, existem indicações específicas em termos de contracepção e tratamento ou prevenção de doenças para o uso do implante.

Condição 1: a menina tem um amadurecimento fenotipico (aparência externa) precoce como: altura, desenvolvimento mamário, curvas e até interesse sexual e, este fato, pode não ser coincidente com o seu amadurecimento emocional e psicológico e, por isso, cabe aos pais interferirem num método contraceptivo seguro e não passível de esquecimento ou falha. Neste caso, o recomendado são os implantes de duração de três anos, até que a menina tenha maturidade suficiente para fazer a própria escolha do método.

OUTRAS CONDIÇÕES
Condição 2: a adolescente tem fortes cólicas ou acentuada TPM, que pode interferir com a sua vida social e intelectual, por isso deve tratar a patologia com implantes de seis meses (que suprimem a menstruação) ou de um ano (com ciclos regulares). Amenizando os desconfortos e, na maioria das vezes, acabando com a TPM.

Condição 3: período pós-parto com ou sem amamentação, voltando ou não a menstruar, com método seguro contra gravidez.

Condição 4: mulheres com patologias prévias de: miomas, endometriose, adenomiose em que o uso de implantes de elcometrina ou gestrinona, além de anticoncepcionais, tratam a doença possibilitando que a mulher adie a maternidade sem risco de perda uterina ou várias cirurgias prévias para manutenção de sua fertilidade.

Deixe um comentário

*