TEMPO SECO – Saiba mais sobre à asma

TEMPO SECO – Saiba mais sobre à asma

Segundo a Organização Mundial Saúde, cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas da asma, doença causada pela inflamação crônica das vias inferiores, que provoca estreitamento das vias áreas dos pulmões e gera dificuldade para a passagem de ar, impedindo a respiração, causando falta de ar, aperto no peito, tosse e chiado, ocasionando também estes sintomas após atividades físicas ou  exposições à causas alérgicas como mofo, poeira domiciliar ou pêlos de animais.

RISCO A VIDA
Quando não tratadas de forma correta, as crises podem ser graves, possibilitando risco de vida às pessoas que possuem a doença. Apesar de não ter cura, existe a possibilidade de controlar as crises e fazer com que os portadores da doença tenham uma vida normal,  através de tratamentos, como explica a alergista Laila Sabino Garro.

Para iniciar o tratamento é necessário que haja higienização e eliminação dos objetos que estimulam os sintomas. “O médico e paciente devem trabalhar em equipe, com a finalidade de eliminar os possíveis fatores desencadeantes da asma. Carpetes, locais com mofos, colchões, animais e plantas, devem ser evitados ao máximo para que isso favoreça o controle dos sintomas. A higienização do ambiente é tão importante quanto o uso correto da medicação”, esclarece a alergista.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Também existem dois tipos de tratamentos com medicamentos: um que é usado para o controle da doença, com a função de prevenir as crises e outro para alívio imediato dos sintomas, usado durante as crises de asma, o que depende da gravidade da doença em cada paciente.  “Seguindo corretamente as orientações de um especialista é possível que estes pacientes tenham uma grande melhora na qualidade de vida, sem que a asma seja um risco para sua a saúde”, finaliza a Laila.

 

Deixe um comentário

*