UPA TATUAPÉ – Projeto ainda será realidade?

UPA TATUAPÉ – Projeto ainda será realidade?

Até o fim do ano passado, os moradores do Parque São Jorge viviam a expectativa de que o projeto da UPA Tatuapé seria tocado em frente, após a escolha do terreno e o desenvolvimento de seu plano arquitetônico. A informação era a de que o prédio ocuparia uma área existente na Avenida Condessa Elizabeth Robiano, em frente ao Corinthians e ao lado do CDC Albino Grandi. A promessa de construção, feita pelo ex-secretário da Saúde de Haddad, José de Filippi, utilizou como justificativa o fato do Hospital Municipal do Tatuapé (HMT) atender, por ano, cerca de 350 mil pessoas.

INCERTEZA

Infelizmente o tempo passou e o anúncio feito pelo secretário da gestão anterior completará um ano em março. Agora, as pessoas não sabem, ao certo, se o projeto terá continuidade. A área, que estava fazia, oferece à Prefeitura a vantagem de estar em uma localização privilegiada, ao proporcionar acesso a quem vive no Tatuapé e a residentes de outros bairros. A posição do terreno e sua importância para o entorno inclusive havia gerado interesse também ao 51º Batalhão da PM, já que a 2ª Cia. está em um imóvel alugado e poderia usar o espaço para construir uma base própria.

Praticamente um ano depois de ter sido anunciada, UPA parece ter sido esquecida pelo governo

Praticamente um ano depois de ter sido anunciada, UPA parece ter sido esquecida pelo governo

MEMBROS CONSEG

Conforme membros do Conseg do Parque São Jorge, a indefinição nas obras torna mais difícil a vida dos moradores, já que eles lutam há vários anos por uma nova UBS e ainda não conseguiram resposta da secretaria. “Agora vamos esperar pela mobilização do novo governo, visto que a área da saúde estará entre suas prioridades”, ressaltou a vice-presidente da entidade, Cristiane Casseb.

URGÊNCIA

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde, em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Anteriormente, os investimentos seriam do PAC. No entanto, atualmente o presidente Michel Temer vive um momento de incertezas quanto ao repasse de verbas para obras em estados e municípios. Por conta disso, esta Gazeta questionou a Secretaria Municipal da Saúde para saber se a UPA Tatuapé pode ser retomada.

Deixe um comentário

*