ZONA LESTE – Ipem fiscaliza radares

ZONA LESTE – Ipem fiscaliza radares

Na última quinta-feira, dia 1º de setembro, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), fiscalizou radares localizados na Zona Leste. O trabalho teve início na Avenida Salim Farah Maluf, próximo da Rua Florindo Brás; e depois seguiu para as proximidades da Avenida Vila Ema, ainda na Salim. Terminada a verificação, os agentes seguiram para a Avenida Aricanduva, na esquina com a Avenida Itaquera. De lá, os servidores seguiram na Aricanduva, até a Avenida Ragueb Chohfi.

Diariamente, o Ipem verifica os radares de velocidade em todo o Estado. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Instituto, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Caso os equipamentos sejam aprovados, recebem um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo órgão estadual. Caso o radar esteja desregulado, os motoristas podem requerer a anulação da multa.

CONSUMIDOR

O Ipem disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia os interessados devem acessar o link. Outras publicações podem ser conhecidas pelo link.

O órgão também possui o serviço da Ouvidoria pelo telefone 0800 013 05 22, que atende de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Deixe um comentário

*