ZONA LESTE – UBSs atendem aos sábados

ZONA LESTE – UBSs atendem aos sábados

Muita gente ainda não sabe, mas só na Coordenadoria Regional de Saúde Leste, são 24 as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que abrem aos sábados. Desde março desse ano, as UBSs que são integradas com AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) passaram também a abrir aos sábados, readequando a escala dos profissionais e garantindo o acesso à atenção básica para os trabalhadores que não conseguiam durante a semana. No fim de semana, das 7 às 19 horas, as unidades realizam consultas, papanicolau, exames laboratoriais, curativos e vacinas.

PROCEDIMENTOS

Só na CRS Leste, de março a julho foram realizados 2.996.801 procedimentos nas unidades básicas, sendo 302.677 aos sábados. Esse número representa 10,10% do montante do período.

As AMAs/UBSs Integradas começaram a abrir também aos sábados em março/abril deste ano, mediante demanda dos trabalhadores que hoje têm o sábado como alternativa ao cuidado integral à sua saúde.

MAIS MÉDICOS

Além disso, o tempo médio de espera para a primeira consulta na UBS era de 32 dias na cidade, frente aos 19 dias de espera atual. “No acompanhamento mensal este número vem melhorando, consequência de várias ações desenvolvidas como acolhimento a demanda espontânea com classificação de risco e vulnerabilidade, atendimento aos trabalhadores e estudantes da área de influência da UBS e contratação de mais 2 mil médicos”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, médica Rejane Calixto.

MULTIVACINAÇÃO

Ontem, dia 24, ocorreu o “Dia D da Multivacinação”, quando todas as 453 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estiveram abertas. O objetivo da campanha era o de mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o cartão de vacinação. Na data, além da disponibilidade das vacinas nas UBS, outros locais como escolas, creches e igrejas também vacinaram. Este ano, a ação foi voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

UNIDADES

Veja as unidades que já abrem aos sábados na CRS Leste: Castro Alves, Fazenda do Carmo, Humberto Cerruti, Jardim Popular “Dr. Matheus Santamaria”, Jardim Três Marias “Mauricio Zamijovsky”, Jardim Etelvina, Jardim das Oliveiras, UBS J. Nelia, Águia de Haia, Cidade Líder I, José Bonifácio I, Parada XV de Novembro, Vila Carmosina, Vila Itapema, Jd. Brasília, Jd. Conquista III, Jd. Santo André, Jd. das Laranjeiras, Jd. Tiete I, Jd. São Francisco II, Pq. Paulistano, Jd. Romano, Jd. Helena e Sítio da Casa Pintada. Os endereços das UBSs podem ser obtidos por meio do link: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/saude/organizacao/0005/Unid_Munic_Saude_Zona.pdf.

Deixe um comentário

*