Na última quinta-feira, dia 24, o Terceiro Grupamento de Bombeiros (3º GB), com sua sede localizada na Rua Dr. João Inácio Teixeira, 91, na Mooca, comemorou seu 130º aniversário de fundação com uma cerimônia que teve a participação do prefeito em exercício, coronel Mello Araújo.
Entre outros oficiais e convidados, o evento contou com as presenças do comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira; do deputado estadual Lucas Bove e do vereador Major Palumbo.
HERÓIS DA VIDA REAL
O vice-prefeito, coronel Mello Araújo, parabenizou o comandante Valdir dos Santos Alves pela sua história de vida e enalteceu o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo, destacou a bravura de seus integrantes e lembrou de várias ocorrências que participou, juntamente com a corporação dos bombeiros, quando ainda era membro do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. “Esses são os verdadeiros heróis da vida real”, reforçou Araújo.
MEDALHA CENTENÁRIO
Durante a solenidade, além de enaltecer o trabalho realizado por seus oficiais, o cerimonial também homenageou bombeiros veteranos, ex-comandantes e algumas personalidades e entidades públicas e privadas que tiveram grande relevância na prestação de serviços à instituição do Corpo de Bombeiros com a Medalha “Centenário do 3º Grupamento de Incêndio”.
Tendo à sua frente, atualmente, o tenente-coronel PM comandante, Valdir dos Santos Alves, a unidade começou suas atividades em 12 de janeiro de 1895, na Rua Martim Buchard, com o nome “Estação Norte – 3ª Zona de Bombeiros”, atendendo à época aos bairros da Mooca, Brás, Belém, Penha e Vila Prudente.
312 QUILÔMETROS QUADRADOS
Em seu discurso, o tenente-coronel falou sobre a área coberta pelo 3º GB, que abrange mais de 34 bairros e 12 subprefeituras em uma extensão de 312 quilômetros quadrados, habitada por cerca de 4,3 milhões de pessoas. O atendimento operacional é feito por 11 estações de bombeiros em pontos estrategicamente localizados na Zona Leste da Cidade de São Paulo.
“Nossa área engloba uma grande quantidade de estações de metrô e trens, terminais de ônibus, shopping centers, uma grande malha viária, além do Estádio do Corinthians em Itaquera e do Conjunto Habitacional Cidade Tiradentes, o maior da América Latina, com cerca de 40 mil unidades”, destacou. Valdir também lembrou que em sua área está o Platina 220, maior edifício do Estado de São Paulo, com 50 andares e 172 metros de altura.
‘MÃE, VENCEMOS!’
Um dos pontos mais tocantes do evento foi a homenagem especial que o tenente-coronel Valdir dos Santos Alves prestou para sua mãe, Edith Magalhães dos Santos, de 93 anos de idade. Com o texto, “Mãe, vencemos!”, Valdir contou a trajetória de vida de sua mãe, que aos 20 anos de idade, na década de 1950, resolveu sair do sertão do Piauí em um “Pau de Arara” para vir tentar a vida em São Paulo.
Segundo o tenente-coronel, “por ser analfabeta, dona Edith sempre teve empregos modestos, mas criou os três filhos com muita garra e perseverança”, frisou. Ele lembrou da infância pobre, vivida em comunidades carentes, morando em barracos e das dificuldades que enfrentou junto com a mãe e os irmãos, até o dia que conseguiu alugar o primeiro imóvel, quando já tinha iniciado a carreira na Polícia Militar. “Tempos difíceis, homens fortes”, destacou Valdir, emocionando a todos.








