Na última segunda-feira, 26, foi inaugurado o Telecentro da Fundação Sérgio Contente, localizado na Rua Isidoro Tinoco, 56 – Tatuapé, considerado a primeira lan house da terceira idade. Além da presença do mantenedor da Fundação, o empresário Sérgio Contente, a solenidade contou com a participação dos instrutores Fernanda Silva e Bergson Silva e da auxiliar administrativa Sheila G. Mendes Souza.
MAIS DE 60 ANOS
Durante o evento, Contente agradeceu a presença de todas as pessoas que foram prestigiar o novo projeto e a seus colaboradores. Além disso, o empresário destacou o fato do espaço dar a oportunidade para que pessoas com mais de 60 anos, e conhecimentos básicos em informática, tenham acesso a computadores e à Internet. Caso os visitantes não tenham essa formação, poderão adquiri-la nos cursos de informática exclusivos para maturidade que a Fundação promove. Neste contexto, o mantenedor falou, ainda, de sua expectativa em abrir mais dez lan houses até o fim do 1º semestre de 2013.
INVESTIMENTO
Com investimento de cerca de R$ 100 mil na unidade, a lan house tem 50 computadores disponíveis. Segundo Contente, caso haja demanda, o tempo de uso ficará limitado a 1 hora por pessoa. Para quem quiser conhecer o local, ele ficará aberto de segunda a sexta-feira, inicialmente, a partir das 9 horas. Por fim, o mantenedor da Fundação pediu o apoio de voluntários que tenham facilidade com o uso da Internet para ajudar as pessoas mais idosas a se integrarem à tecnologia.
HISTÓRIA
Criada em 2005, a Fundação Sérgio Contente – Idepac (Instituto de Desenvolvimento Profissional Amigos Contabilistas, Empresários Profissionais Liberias e de Informática) tornou-se realidade a partir do espírito de abnegação e sentido de cidadania do fundador. Esse sentimento guiou o objetivo principal da ONG que é o da “qualificação do jovem de baixa renda e a sua inserção no mercado de trabalho”, com a diferença de que essa intenção será zelada pelo Ministério Público (MP), conforme o Código Civil Brasileiro.