Na última sexta-feira, 7, o secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil, reinaugurou o Teatro Martins Penna, no Largo do Rosário, 20, como parte da reestruturação do prédio do Centro Cultural da Penha. Na oportunidade, Calil falou de todo o processo que ele vem acompanhando desde o começo e que agora está na fase de finalização. Com o andar das bibliotecas funcionando, além dos espaços de dança, teatro e oficinas, com programação aberta, o secretário pode conhecer o andar no qual está o Telecentro. Agora, faltam ser entregues os estúdios de gravação.
Quem estiver interessado em participar das aulas oferecidas pelo Centro Cultural poderá se inscrever nas turmas de dança de salão, cujas aulas irão até o próximo dia 16, retornando no início de janeiro.
Junior Gonçalves coordenará as oficinas da atividade “Dança na Maturidade”, que irá até o dia 14, e de 9 de janeiro a 27 de fevereiro. Período: quartas e sextas-feiras, das 10 às 12 horas. Público: acima de 50 anos. As aulas de dança contemporânea ficarão a cargo de José Romero. Elas serão ministradas no dia 14, e de 11 de janeiro a 22 de fevereiro, às sextas-feiras, das 14 às 17 horas. Público: maiores de 14 anos.
TEATRO
Os Jogos de Teatro com Literatura, coordenados por Mara Helleno, seguem até o próximo dia 13. A oficina retorna em 8 de janeiro. Período: terças e quintas-feiras, das 18 às 21 horas. Público: maiores de 14 anos.
Na área de literatura, haverá oficina de Mancala, Histórias e Mitos Africanos, sob a coordenação de Lilian Marchetti. As aulas serão realizadas sempre às quartas-feiras, das 18 às 21 horas, até o dia 12, e depois, a partir de 9 de janeiro. Público: a partir de 14 anos.
CAPOEIRA E XADREZ
Para quem gosta de esporte, mestre Moreira (José Lopes de Souza) coordena a atividade “Capoeira Angola – Angola Mãe”, com aulas que vão até o próximo dia 13 e recomeçam em 10 de janeiro, sempre às quintas, das 10 às 13 horas. Público: crianças, jovens e adultos.
Mudando de luta para jogo, Jaime de Oliveira Soares coordena a Introdução e Desenvolvimento do Xadrez, até o dia 15, com retorno programado para 12 de janeiro. Realização aos sábados, das 10 às 11h30. Público: crianças de 8 a 11 anos. A mesma atividade também será desenvolvida para crianças a partir dos 12 anos, com conhecimento mínimo do jogo. Ela será realizada nos mesmos dias, porém o horário é das 11h30 às 13 horas.
O Telecentro funciona no 3º andar – de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábado e domingo, das 10 às 16 horas. O Centro Cultural Penha funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, e fins de semana e feriados, das 10 às 16 horas. Não há atividades culturais às segundas-feiras. Funcionará o atendimento ao público, no térreo, com finalidade de informação e realização de inscrições.