Na semana passada, o secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, José Alexandre Sanches, conversou com esta Gazeta e explicou como estão os processos administrativos para que aconteça a efetivação do Parque Tecnológico de Itaquera.
Há dois anos o projeto foi credenciado no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, do Governo do Estado, para garantir a sua legitimidade e os direitos a incentivos. “Recebemos o credenciamento provisório e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) foi contratada para elaborar o estudo necessário para a sua implantação. Agora, para conseguirmos o credenciamento definitivo, precisamos organizar uma entidade gestora”, comentou.
RESPONSÁVEL
É esta instituição que ficará responsável pela administração do Parque Tecnológico de Itaquera e por captar as empresas e entidades que vão se instalar no local. “Esta é a meta da Prefeitura para este ano. Aprovar a lei para que isso aconteça. Também já estamos vendo os recursos para o projeto arquitetônico para a primeira fase do parque. O módulo 1 abrigará um conjunto de laboratórios, centros de pesquisa e a incubadora de empresas”, disse Sanches.
EVOLUÇÃO
O cronograma está dentro do previsto. “Trata-se de um processo longo, demorado. É algo complexo e que demanda muita atenção. Mas quando tudo estiver concluído, os benefícios para a Zona Leste serão inúmeros. Estamos falando de um equipamento de primeiro mundo. É importante dizer que o Parque Tecnológico de Itaquera está dentro do Plano de Metas da Prefeitura e no Plano de Governo do prefeito Fernando Haddad”, observou.
Para Sanches ainda, o que está acontecendo hoje é reflexo de um processo que teve início após a conclusão das obras da Avenida Jacu-Pêssego. “É uma sequência gradativa de processos que vão se interligar depois de 2014, com o término da Copa do Mundo. Depois da Jacu-Pêssego veio o estádio, as melhorias que estão acontecendo no sistema viário, e o Polo Institucional, que já é uma realidade com o funcionamento da Fatec e a cessão da área para a construção da unidade do Senai…”, complementou o secretário-adjunto.