O bairro de Vila Formosa comemorou seus 91 anos no último dia 12 de outubro. Para celebrar a importante data, as entidades do bairro se uniram para organizar uma série de eventos comemorativos. O ponto alto da festa acontece hoje, domingo, dia 19, na tradicional Praça Sampaio Vidal, às 12h30, com o corte do bolo de 91 metros que será oferecido à comunidade. Ainda no domingo, haverá hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional Brasileiro com o Coral da Sociedade Amigos de Vila Formosa; festival de cultura; plantio de árvores; e desfile de motos e carros antigos.
COMEMORAÇÕES
No dia de 30 de outubro, a partir das 19h30, acontecerá no salão social da Sociedade Amigos de Vila Formosa, também na Praça Sampaio Vidal, sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo alusiva ao 91º aniversário de Vila Formosa. Haverá ainda, missa para casais com mais de 50 anos de união conjugal na Igreja São Benedito das Vitórias, na Praça Nossa Senhora das Vitórias, no domingo, dia 26, às 9 horas; e exposição de pintura na Biblioteca Municipal Paulo Setúbal, à Avenida Renata, 163, entre os dias 28 e 30 de outubro.
O BAIRRO
Vila Formosa é um distrito localizado na região sudeste de São Paulo. Foi parte integrante do Tatuapé até 1963. Relatos históricos afirmam que por volta de 1885 a área pertencia à família dos “Casa Grande” e que o sítio da Casa Grande tornou-se o marco inicial da região. Em 1911 passou a pertencer aos irmãos Jacob.
Em 1920 a área foi loteada e recebeu o nome de Formosa, em homenagem ao antigo nome da cidade litorânea de Ilha Bela. O loteamento foi realizado até 1940 pela Companhia Melhoramento do Brás. A zona do atual Jardim Vila Formosa e parte do cemitério eram da Companhia Melhoramento do Brás. Foi planejado para ter uma urbanização de alto padrão, mas a instalação de um aterro sanitário, que perdurou até 1950, retardou esse processo. Atualmente essa área se transformou no bairro nobre do Jardim Anália Franco.
Foi um importante núcleo industrial paulistano, sendo que alguns dos galpões desativados deram lugar a núcleos residenciais luxuosos. O famoso Cemitério de Vila Formosa é o maior da América Latina, com cerca de 780 mil metros quadrados e o Ceret – Centro Esportivo do Trabalhador – possui a maior piscina da América Latina. Vila Formosa é hoje é uma das regiões mais arborizadas da cidade, contando com mais de cem praças e uma população prioritariamente de classe média.