É uma vergonha para a nossa cultura ver uma obra abandonada, no centro de Itaquera, e saber que ela daria espaço à biblioteca pública mais moderna da Zona Leste, a nova Sérgio Buarque de Holanda. Apesar de seu projeto ter recebido prêmios na área de arquitetura, a construção foi deixada de lado, após ter sido embargada pela Prefeitura, há alguns anos, e só Deus sabe quando será retomada.
Ficou chateado? Então pode ficar mais, pois na mesma área onde existe o “elefante branco” está prevista a construção de um centro cultural, aos moldes do existente na Penha, porém, a outra obra só começa quando a primeira terminar. É triste, mas é verdade. Os teatros Alfredo Mesquita, no Cangaíba, e Artur Azevedo, na Mooca, ganharam merecidas reformas e foram ou estão sendo reabertos. As obras demoraram para serem entregues, mas ficaram prontas.
Muito diferente do projeto da biblioteca, que foi esquecido. Tanto é que não sabemos se a estrutura existente hoje poderá ser reaproveitada. Caso não seja, as obras irão demorar ainda mais para recomeçarem.
Os investimentos da Prefeitura em cultura têm ocorrido, no entanto algumas lacunas deixam a população perdida. Com isso, sobram perguntas e faltam respostas. Por exemplo, porque a abertura de licitação para contratação de outra empresa para tocar a obra é tão demorada? Que tipos de problemas foram gerados na construção do prédio que a fizeram ser paralisada por tanto tempo? Quais as alternativas para não perder o que já foi feito?
Não é possível que a Secretaria Municipal da Cultura esteja de braços cruzados para a questão. Até porque Itaquera está entre as regiões mais carentes em termos de cultura na cidade. Apesar de existir a Oficina Cultural Alfredo Volpi no bairro, que pertence ao Estado, ela tem outro foco e não dá conta de outras necessidades. É hora de entregar ao bairro o que ele merece.