Após seis meses da última reportagem, esta Gazeta voltou a algumas ciclofaixas e a uma ciclovia no Tatuapé. Por conseguinte, descobriu que elas continuam sem manutenção. Dessa forma, a realidade se confirma com a informação de que o investimento contemplará apenas a Zona Sul.
INVASÃO DE FAIXAS
Nesse sentido, o ciclista precisa manter a atenção redobrada. Principalmente se decidir transitar pelas ruas Antonio Alves Barril, Antonio Daminello e Nello Bini. Afinal, nesses locais alguns motoristas costumam invadir as faixas das bikes. Aliás, os problemas não são maiores, por enquanto, porque as pistas não são usadas como modal.
PROJETO EDUCACIONAL
Conforme Pedro Silva, se a Prefeitura decidir apoiar o plano cicloviário, terá de ser criado um projeto educacional. “Contudo, está difícil comprar a ideia de que seja seguro guiar em meio aos outros veículos. Igualmente as motos costumam desrespeitar os colegas de duas rodas”, criticou.
RISCO DE MORTE
Certamente, disse Silva, equipes da secretaria teriam de pegar bicicletas e sair para pedalar pelas regiões da cidade. “Dessa forma, seria a única maneira deles constatarem a falta de sinalização e os buracos. Além disso, a falta de pintura e a inexistência na fiscalização”, declarou. Por isso, os ciclistas continuam morrendo, mas a Prefeitura corta gastos, ao invés de investir em proteção.
TENSÃO DESGASTA
Do mesmo modo, na Avenida Vereador Abel Ferreira, a circulação ao lado de caminhões é uma dura realidade. Portanto, a ciclofaixa que começa na Avenida Salim Farah Maluf e vai até a Avenida Monte Magno desgasta o ciclista. Principalmente porque a divisão entre as faixas não é bem demarcada. Aliás, deveria haver mais placas informativas durante o percurso.
MAIS ATENÇÃO
Do mesmo modo, os ciclistas que circulam pela ciclovia da Radial Leste pedem mais atenção. Principalmente para as pistas e para a iluminação. Ainda mais porque de Itaquera até o Tatuapé há pontos com buracos e rachaduras. Aliás, durante a noite, os locais sem visão para a avenida são um risco. Dessa forma, mulheres sozinhas e idosos procuram evitar os trechos com problemas.