Moradores podem voltar a curtir o Parque Sabesp Mooca – Radialista Fiori Gigliotti. Aliás, com a sua reabertura, após as reformas, o local está funcionando de segunda a domingo das 7 às 19 horas. O espaço tem um acesso principal pela Avenida Paes de Barros, 2.107, mas também há entradas pelas ruas Terenas e Sebastião Preto.
EQUIPAMENTOS
Ademais, o parque é composto por rota acessível, onde há um percurso lúdico com displays do museu aberto, trilha e pistas para caminhadas, playground, ecoposto para coleta seletiva, bicicletário, equipamentos e estrutura sustentáveis, “Casa de Manobra”, Torre da Caixa d’Água, espaços para variadas atividades esportivas e culturais, espelho d’água, sanitários, rampa acessível e instalações restauradas erguidas no início do século passado, que oferecem exposição permanente sobre saneamento, objetivando informar e conscientizar a população. Do mesmo modo é importante lembrar que o uso de alguns pontos está restrito por conta das normas sanitárias do Plano São Paulo contra a Covid-19.
ÁRVORES E AVES
Em primeiro lugar, a flora do local conta com 206 novas árvores (50 de pequeno porte nas calçadas e 156 dentro do parque), além de cerca de três mil novos arbustos e trepadeiras. Entre as espécies presentes no local há mirindiba rosa, chuva de ouro, mulungu, ipê rosa, ipê amarelo, caroba, quaresmeira, aroeira salsa e sibipiruna. Em contrapartida, quanto a avifauna, é possível ver pássaros principalmente nas árvores remanescentes do local, preservadas antes de sua criação. Por outro lado, não há lanchonetes no interior do parque, mas nas ruas próximas existem vários restaurantes, bares e lanchonetes, que podem fornecer alimentos e bebidas.
CÃES COM GUIAS
Além disso, e possível levar cachorros, desde que estejam em guias e focinheiras, estas para os mais bravos. Bicicletas acima de aro 14 são proibidas, como também os skates. Quem quiser conhecer o local usando transporte público pode usar as linhas de ônibus de números 311C-10 (Pq. São Lucas / Bom Retiro), 373M-10 (Jd. Guairaca / Shop. Metrô Tatuapé), 373T-10 (Jd. Itápolis / Metrô Bresser), 573A-10 (Metrô Bresser / Vila Alpina), 2101-41(Praça Sílvio Romero / Vila Prudente), 3112-10 (Vila Industrial / Metrô Belém) e 3160-10 (Terminal Vila Prudente / Terminal Pq. D. Pedro II).
PAIXÃO PELO BAIRRO
Ao propósito, o nome do parque faz justiça a um nome ligado à paixão pelo bairro, a cidade e o esporte. Fiori Gigliotti, narrador dos momentos mais emocionantes do futebol ao longo de mais de cinco décadas, morou na Mooca por 12 anos, logo após sua chegada a São Paulo. Seu apartamento ficava na própria Avenida Paes de Barros, próximo à esquina com a Rua Jumana, a cinco quadras do parque que leva seu nome.
FIORI GIGLIOTTI
Fiori Gigliotti deixou marcadas expressões famosas, que até hoje permanecem na memória dos amantes do futebol, como: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”, “E o tempo passa…”, “Tenta passar, mas não passa!”, “Aguenta coração!”, “Crepúsculo de jogo”, “Agora não adianta chorar”, “É fogo, torcida brasileira”, “Uma Beleeeeza de Gol!” e “Um beijo no seu coração”.