.
O Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, promove, este ano, a 26ª Festa do Imigrante no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás. O evento tem como objetivo enaltecer as heranças e tradições de diversas nações por meio da participação de comunidades de refugiados, migrantes e descendentes. A cada edição, diversos grupos e comunidades, representando mais de 40 nacionalidades diferentes, participam do encontro com música, dança, artesanato e gastronomia. Mais de 20 mil pessoas prestigiam todos os anos as manifestações culturais e trocas de saberes presentes na comemoração. Após a edição on-line, ocorrida em 2020, no cenário restritivo causado pelo Covid-19, a edição de 2021 retorna ao formato original com atrações interativas e exclusivas das comunidades que fazem parte da festa.
TENDAS DE ALIMENTAÇÃO
No local haverá 40 tendas de alimentação que irão oferecer pratos típicos representando os países: Alemanha, Armênia, Áustria, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Camarões, Chile, China, Congo, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Dinamarca, Egito, Ilha da Madeira, Índia, Itália, Japão, Lituânia, México, Moçambique, Noruega, Palestina, Peru, Portugal, Rússia, Senegal, Síria, Turquia, Ucrânia e Venezuela.
DANÇA E MÚSICA
As apresentações artísticas acontecerão entre os dias 17 e 19 de dezembro, no palco posicionado no jardim do complexo da antiga Hospedaria. Elas serão transmitidas ao vivo, na íntegra, na plataformaculturaemcasa.com.br.
LEITURA
Nos mesmos dias estará aberto às crianças o espaço de leitura infantil “Semear Leitores”. Com estantes baixas para facilitar o acesso aos livros, puffs e tatame, o local tem elementos que remetem à imigração, como trem e navio onde os pequenos poderão sentar para ler as publicações disponíveis na sala. As “contações” de histórias, promovidas pela mediadora Gabi Chagas, têm vagas limitadas (por ordem de chegada). Os horários dos encontros devem ser conferidos pelo telefone 2692-1866. Mais informações também pelo e-mail: museudaimigracao@museudaimigracao.org.br. A estação de metrô mais próxima é a Bresser-Mooca.