No próximo dia 16, das 17 às 18 horas, o Centro Cultural Penha (CCP) receberá a apresentação gratuita do espetáculo circense “Sinfonia”. Aliás, quem for ao Largo do Rosário, 20, irá conferir uma sinfonia de primeira qualidade escrita e orquestrada pelo mais excêntrico músico: Éoson.
BRINCADEIRAS
Depois, para completar a brincadeira, o ator denomina a si mesmo como M.Éoson, reforçando o M de músico, maestro, majestoso e magnífico, por acreditar ser descendente de Mozart. Assim, ele também estabelece que tudo está perfeitamente alinhado sob os mandamentos do “Código de Honra dos Artistas Clássicos que Obedecem Os Termos Antigos” (Chacota).
APRESENTAÇÃO CLÁSSICA
Nesse sentido, por se tratar de uma grande apresentação clássica, M.Éoson acredita ser necessário que um crítico muito famoso e difícil de agradar chegue para validar sua música devido ao alto grau de complexidade. Ao propósito, fica a pergunta: e se ele não aparecer? Uma sinfonia precisa acontecer. É esperar para ver.
ESPETÁCULO FAXINA
Além disso, como a alegria não pode parar, no mesmo dia, das 16 às 17 horas, o público terá a oportunidade de acompanhar outro espetáculo circense gratuito. Trata-se de “Faxina”. Assim, a história começa quando uma pessoa é contratada para faxinar um espaço. Ademais, Rocha é uma figura excêntrica que tem total certeza do seu objetivo: deixar tudo brilhando como nunca. Por outro lado, em vista da necessidade de cumprir sua função, a personagem vê um varal de possibilidades se apresentar à sua frente. Entre quiprocós e confusões, várias indagações vão surgindo acerca de sua labuta. Em meio a tanta bagunça, até um balde de água cai sobre a sua cabeça, divertindo a plateia.
EXPOSIÇÃO
Antes ou mesmo depois das apresentações teatrais, quem estiver no CCP poderá conhecer a mostra “Sua Majestade: Henricão!”, que ficará no local até 4 de março de 2023, de terça a domingo, das 10 às 21 horas, livre e gratuita. A exposição traz parte do acervo sobre a trajetória de Henrique Felippe da Costa, um dos grandes ícones da cultura popular paulistana, mais conhecido como Henricão.
HOMENAGEADO
O homenageado, que é de Itapira (MG), começa a carreira como goleiro. Joga no Velo Clube de Rio Claro e posteriormente no Floresta, em Amparo, até receber uma proposta para jogar no Corinthians, em São Paulo. No bairro da Bela Vista participa da fundação do Cordão Carnavalesco Vai-Vai, compondo o primeiro samba com o qual o cordão desfila, em 1930. Após escrever vários sambas para cordões e blocos, recebe um convite de César Ladeira para se apresentar na rádio Record com uma jovem cantora, formando a dupla Henrique e Risoleta.