Com uma extensão de área verde privilegiada, o Parque do Piqueri pode servir como espaço de descanso e equilíbrio aos frequentadores. Sejam eles do Tatuapé ou de outras regiões da Zona Leste, moradores e visitantes apostam na área de lazer como refúgio.
Além de sentirem o cheiro de eucalipto, os usuários elogiam o fato de poderem ouvir os mais variados cantos de pássaros. Para o frequentador Alberto de Souza, quem precisa enfrentar congestionamentos todos os dias, tem direito a momentos de paz. “O parque me proporciona isso quando eu sento no banco e fico simplesmente olhando para as alamedas. Se consigo ver algum tipo de lagarto ou ave, o meu descanso está completo”, afirmou.
ANÁLISES DE ESPECIALISTAS
A moradora da região, Eliete Vasconcelos, disse que gosta de caminhar um pouco e depois costuma ir ao Ponto de Leitura. “Como eu gosto de revistas e jornais, sempre acompanho reportagens, crônicas ou análises de especialistas”, frisou. Eliete lembrou, ainda que, de vez em quando, aos domingos, consegue acompanhar saraus organizados por outros usuários.
Como há quem goste de contemplar e de atividades mais calmas, existem os que passam o tempo fazendo exercícios ou praticando esportes. Têm também aqueles que ficam de olho nas crianças no playground e participam do agito junto com elas. O aposentado Raimundo Lima declarou levar os netos no espaço, principalmente depois da reforma.
MAIS SEGURO
“Eles adoram vir ao Piqueri e eu gosto porque é mais seguro. Fico apreensivo quando eles querem brincar na rua”, confessou.
Seja criança, jovem ou adulto, cada um tem um lugar ao qual se identifica mais. Nesse sentido, o parque tem, em sua infraestrutura, pista de cooper, bicicletário, campo de futebol de areia, quadra poliesportiva, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha. As vagas de estacionamento Zona Azul ficam do lado de fora, em 45 graus.
ESPÉCIES DE AVES
Em sua fauna, o Piqueri conta com 116 espécies incluindo peixes, aranhas, insetos, sapo-cururu, tigres-d’água e cobra-de-duas-cabeças. Além disso, há oitenta e duas espécies de aves, com destaque para a família dos pica-paus, sabiás, papagaios e maracanãs.
O parque fica na Rua Tuiuti, 515, e funciona todos os dias das 6 às 18 horas. Mais informações no telefone 2097-2213.