A Biblioteca Hans Christian Andersen voltou a abrir as inscrições para o Programa de Iniciação Artística. O projeto atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos de idade e apresenta música, audiovisual, dança, teatro, circo, artes visuais e literatura. Os encontros acontecem as quintas-feiras, das 10 às 12 horas, e das 14 às 16 horas. Aos sábados, os grupos se reúnem das 10 às 12 horas, e das 12 às 14 horas. As inscrições podem ser feitas presencialmente na biblioteca que fica na Avenida Celso Garcia, 4.142.
ARTISTAS-EDUCADORES
O programa, inspirado na Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística), existe há nove anos e atua de forma descentralizada em CEUs, bibliotecas, centros culturais, teatros, casas de cultura e escolas. A abordagem artístico-pedagógica relaciona processos artísticos e culturas da infância por meio da convivência entre artistas-educadores, crianças e adolescentes.
APRENDIZADOS ESTÉTICOS
O PIÁ tem entre seus objetivos o de propiciar experiências e aprendizados estéticos de forma dialógica entre diversos saberes. Além disso, democratizar o acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos, contribuindo para a construção da cidadania cultural. Ademais, o plano busca promover a sociabilidade e a integração da criança e do adolescente na família, comunidade, na escola e em outros espaços públicos.
PROCESSO DINÂMICO
Dentre os princípios do PIÁ estão: a relevância da brincadeira e do jogo, nas maneiras de ser e estar no mundo, e em relação ao outro; e a valorização da descoberta de si e do mundo, promovida pela experiência estética e seus contextos de expressão, repertórios e vivências. Do mesmo modo, atua na provocação dos acontecimentos criativos relacionando arte, infância e cotidiano como parte de um processo dinâmico, em constante transformação, de sensibilidade e acolhimento. Similarmente, os alunos têm a oportunidade de ter uma participação ativa e a apropriação da vivência de processos artísticos no espaço público.
ARTETERAPIA
Em conjunto com o PIÁ, a biblioteca propõe o Projeto de Estágio em Arteterapia. De acordo com os organizadores, trata-se de um convite lúdico ao fluxo constante de conhecimento e autoconhecimento, através do abrir e fechar de caixas, portas, janelas e gavetas, acessando memórias, imaginários e sonhos. Propõe reflexões a respeito de atos do cotidiano, transformando-os em gestos poéticos e simbólicos. O objetivo é a busca da harmonia e equilíbrio, com o intuito de gerar saúde emocional e física, mesmo diante das adversidades. Link para Inscrição: https://l1nk.dev/rXgjo.