Antônio de Paiva Monteiro Filho, conhecido como Toninho Paiva, foi homenageado com seu nome acrescido ao Parque do Piqueri, que agora passa a se chamar Parque Municipal do Piqueri – Vereador Toninho Paiva. O paulistano, nascido em 13 de maio de 1942, no Tatuapé, está entre os tradicionais nomes que compuseram o legislativo da cidade; foram 28 anos consecutivos de trabalho na Câmara de Vereadores, entre 1992 e 2020.
FORTALECEU ÁREA VERDE
O parlamentar deu importância à população que frequenta a área verde ao ajudar a trazer iluminação, com aproximadamente 160 postes de luz, ponto de leitura, reforma de brinquedos do playground, grades, bicicletário, cerca, aerador para oxigenação do lago, reforma da pista de corrida, instalação do relógio digital, restauração do prédio da administração e do espaço pertinente à prática do jogo de bocha. Destaca-se também a sua atuação na Sociedade Amigos do Tatuapé, com trabalho de ação social e organização de importantes eventos na região.
HISTÓRIA
Toninho Paiva realizou o curso primário no Educandário Espírito Santo e o secundário na Escola Estadual Homero Milano. Desde jovem, já era observado como líder. Cresceu jogando bola na rua e, na juventude, fanático por futebol, defendeu, entre inúmeras agremiações, o XI Garotos do Tatuapé, no qual foi presidente por muitos anos.
ATIVIDADES
Após atividades no comércio e na indústria, ingressou no serviço público, onde exerceu cargos de relevância na Caixa Econômica estadual (atual Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo), Prefeitura de Poá, Prodam, Sabesp, Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, em Brasília, por sete anos.
PLANO DIRETOR
Presidiu os trabalhos do Plano Diretor na Câmara, integrou diversas comissões parlamentares, foi componente de comissões permanentes e ocupou quase todos os cargos da mesa diretora.Paiva faleceu em 26 de julho de 2022, aos 80 anos.
SOBRE O PARQUE
A área verde foi entregue à comunidade como parque municipal em 1978. O espaço corresponde à antiga Chácara do Piqueri e apresenta 116 espécies de fauna e 166 plantas vasculares em sua flora.