A cidade de São Paulo possui hoje 18 Academias da Saúde, vinculadas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas regiões sul, leste, sudeste e oeste da capital. Sobretudo lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011, o programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção do cuidado em saúde por meio da implantação de espaços públicos com infraestrutura e profissionais qualificados.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS
Aliás, nesses espaços, a oferta de atividades físicas para a população é apenas uma das formas de cuidado, uma vez que eles também promovem a conscientização sobre a importância da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), práticas artísticas e culturais e educação em saúde, entre outras.
PILATES E RELAXAMENTO
Similarmente, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, o programa desenvolve atividades abertas à população com as equipes multiprofissionais já existentes nos equipamentos. Ademais, são exemplos de práticas oferecidas: sessões de alongamento, fortalecimento, pilates, relaxamento, exercícios funcionais, lian gong, chian gong, auriculoterapia, shantala, moxabustão, aromaterapia, dança circular, roda de chá, hortoterapia, conversas sobre alimentação e alimentos orgânicos, entre outras.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Quais os benefícios da academia para saúde? Favorece a produção de massa muscular. Melhora o humor. Fortalece a imunidade. Aprimora o desempenho sexual. Melhora a postura do corpo. Ajuda a prevenir diabetes. Melhora a qualidade do sono e alivia os sintomas da depressão.
EXPANSÃO DOS POLOS
Segundo Marcelo Takiishi Scirocco, responsável pelo projeto, a estimativa é que todos os meses cerca de 18 mil pessoas frequentem os grupos. Entre as metas do programa, de acordo com Scirocco, estão a expansão dos polos da Academia da Saúde, bem como a promoção de iniciativas intersetoriais.
AMPLIAÇÃO DO PÚBLICO
Assim, elas vão permitir a utilização de mais espaços e a consequente ampliação do público atendido. “Igualmente, também queremos qualificar as próprias equipes de saúde para que aumentem a inclusão da atividade física nos planos terapêuticos dos pacientes atendidos nas unidades de saúde”, complementa.
LOCAIS
Assim, na Zona Leste as pessoas podem procurar a UBS Jardim Santa Terezinha – Avenida dos Latinos, 205; UBS AE Carvalho – Rua Japani, 7; UBS Belenzinho – Avenida Celso Garcia, 1.749; UBS Jardim Iva – Rua Miguel Bastos Soares, 365 – Aricanduva; UBS Vila Ema – Rua Gustavo Stach, 140 e UBS Jardim Eucaliptos – Rua Poema das Américas, 12.