As secretarias da Segurança Pública e dos Transportes Metropolitanos promovem uma campanha para marcar o Dia Internacional da Criança Desaparecida. Assim, até o próximo dia 8, passageiros do Metrô e da CPTM acompanharão em monitores dos vagões dos trens e estações imagens de crianças desaparecidas. Desse modo, os vídeos mostram a foto de quando foi registrado o desaparecimento e como essas pessoas estariam atualmente, a partir de retratos elaborados pelo Laboratório de Arte Forense do DHPP, da Polícia Civil. Dessa forma, o objetivo é mobilizar a população e alertar para a relevância do tema. No estado de São Paulo, só neste ano, foram registrados 197 desaparecimentos de crianças de até 12 anos.
REGISTRO
Além disso, o desaparecimento de uma criança ou adolescente precisa ser comunicado à polícia imediatamente. “Sobretudo, nunca espere 24 horas. Quanto mais rápido for a comunicação do desaparecimento, maiores as chances de encontrar”, alerta a delegada Bárbara Travassos, da 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas. De acordo com a Polícia Civil, a comunicação do sumiço de uma criança ou adolescente deve acontecer a partir dos primeiros comportamentos fora do padrão.
VÁRIOS MOTIVOS
Conforme a delegada, o desaparecimento é a ausência não justificada de uma pessoa ou criança de casa ou algum outro local familiar. Portanto, há vários motivos para o desaparecimento, mas, na maioria das vezes, os familiares não sabem apontar as razões. Desse modo, o registro é necessário para que a Polícia Civil investigue a situação e as causas da ausência.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Nesse sentido, o boletim de ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia ou por meio da Delegacia Eletrônica. Ademais, é fundamental que sejam fornecidas todas as informações que auxiliem no encontro, como pertences pessoais, recados e possíveis conflitos. Depois, lembrar características físicas, como cor da pele, cor dos olhos, cor e comprimento dos cabelos, além de cicatriz, mancha ou qualquer outro detalhe físico.
TELEFONES DE CONTATO
O declarante deve deixar telefones de contato e que atendam números desconhecidos, um deles poderá ser de um policial civil informando o encontro. O não atendimento do telefone dificulta o contato da polícia.