A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) publicou uma nova portaria. Ela determina o fechamento dos parques municipais quando houver a previsão de precipitação de chuvas a partir de 40 milímetros e/ou velocidade de ventos a partir de 40 km/h. Caso a decisão ocorra após o parque municipal já ter sido aberto, os funcionários deverão conduzir os visitantes a locais seguros e com estruturas previamente definidas.
Entre os motivos por trás da medida, há a observação de que “o período correspondente às chuvas de verão aumenta consideravelmente o risco de queda de árvores. Ao mesmo tempo, elevam-se os acidentes associados às condições das trilhas internas e áreas dos parques municipais. Outra preocupação são os danos e riscos patrimoniais aos bens públicos e particulares”, assim como à própria saúde e integridade física dos visitantes dos locais.
Também são considerados os critérios em relação à umidade relativa do ar. Em janeiro deste ano, quatro pessoas ficaram feridas durante as chuvas. Na ocasião, uma estrutura metálica usada para a manutenção da marquise do Parque Ibirapuera caiu sobre elas. O local chegou a ser fechado ao público pela Urbia, concessionária que administra o parque.
PARQUE DO PIQUERI
A ação é aprovada por boa parte dos moradores do Parque São Jorge, que costumam utilizar o Parque do Piqueri. Sara Locosque, por exemplo, afirmou que se trata de uma medida muito interessante, pois é um caso de cautela e precaução à vida e segurança aos usuários dos parques. André Mattos relatou que a Secretaria está pensando na segurança pessoal de cada cidadão em chuvas e ventanias. Principalmente pelo fato dessas áreas, segundo ele, não receberem o monitoramento arbóreo adequado.
Ricardo Bertolazzi revelou acreditar ser bom, como medida de prevenção, com tanto que o fechamento ocorra apenas durante o período do evento climático. “Não deve ocorrer antecipando uma previsão que pode não se confirmar”.
Moradores também pediram que a Prefeitura providencie boletins informativos para evitar surpresas desagradáveis. Outra questão sugerida por eles é a de que os técnicos atuam de maneira preventiva contra cupins e insetos nas árvores.
Por enquanto, o Parque do Piqueri ainda não recebeu avisos informativos da SVMA. Porém, a segurança privada, que atua nos períodos do dia e da noite, já está informada da portaria.